Cruzeiro Campeão da Copa Sul-Minas 2002

A última edição da Copa Sul-Minas fez parte do plano que pretendia implantar o calendário quadrienal no futebol brasileiro, em que que os regionais teriam a presença dos clubes grandes e suplantariam os estaduais, que passariam a ter somente os times de menor expressão. A competição foi transformada em liga, com os 16 participantes se enfrentando em turno único. A pior equipe de cada Estado seria rebaixada e substituída pela campeã estadual do ano anterior.
Campeão vigente, o Cruzeiro chegou outra vez com força para buscar o bicampeonato. Sua estreia foi contra o Atlético-PR, vencendo fora de casa por 2 a 0. Foram quatro vitórias nas primeiras rodadas, até o empate por 3 a 3 com o Internacional em Porto Alegre, na quinta rodada. Uma partida inesquecível aconteceu na sexta partida, ao golear o América-MG em casa por 7 a 0. Ao todo, a Raposa conseguiu 11 vitórias, dois empates e duas derrotas em 15 jogos, garantindo a classificação antecipadamente e na liderança, com 35 pontos e seis de vantagem sobre o vice Atlético-PR. Na semifinal, o Cruzeiro eliminou o rival o Atlético-MG ao ganhar por 4 a 2 nos pênaltis, depois de dois empates por 1 a 1.
A final foi contra o Atlético-PR, que era o campeão brasileiro do momento. A primeira partida foi jogada na Arena da Baixada, e a Raposa abriu vantagem ao vencer por 2 a 1. O segundo jogo foi no Mineirão, e com gol do argentino Sorín (que fazia sua despedida do clube), o Cruzeiro venceu por 1 a 0 e garantiu mais um título da Copa Sul-Minas, a última.
O calendário quadrienal foi atropelado pelo Brasileirão de pontos corridos em 2003, os regionais foram descontinuados, os grandes voltaram para sua vida nos estaduais, e um esboço de competição entre Sul e Minas Gerais só seria visto novamente 14 anos depois, com o acréscimo de um sotaque carioca.

A campanha do Cruzeiro:
19 jogos | 13 vitórias | 4 empates | 2 derrotas | 39 gols marcados | 16 gols sofridos


Foto Eugênio Sávio/Placar

5 comentários:

  1. Quando puder amigo posta o poster da Copa Ouro de 1995

    ResponderExcluir
  2. Esperando pôster da Copa Ouro e Master

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão à venda: 10 reais a versão em PDF e 8 reais a versão impressa.

      Excluir
  3. Amigo, tem copa master e copa ouro de 95 ?
    Só falta esses pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só doar o valor necessário:
      https://edicaodoscampeoes.blogspot.com/2015/01/adquira-seu-poster-impresso-ou-em-pdf.html

      Excluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!