Bahia Campeão da Copa do Nordeste 2021

Mantendo o mesmo regulamento pela terceira temporada seguida (um grupo enfrentando o outro e depois mata-mata), a Copa do Nordeste de 2021 reencontra um velho campeão. Pela quarta vez, o Bahia conquista o título, acabando com a sina de derrotas decisivas para o Ceará e recuperando a taça já erguida em 2001, 2002 e 2017.

Inteiramente disputada sem a presença de público nos estádios - pois a pandemia de Covid-19 ainda assola o Brasil e não há uma previsão mínima de quando as coisas irão voltar ao normal -, a competição regional começou com o Tricolor de Aço no grupo A da primeira fase. Sua estreia foi contra o Salgueiro fora de casa, triunfando por 3 a 2.

Na sequência, empatou por 1 a 1 com o Botafogo-PB em casa, perdeu por 1 a 0 o clássico contra o Vitória no Barradão, goleou por 4 a 0 sobre o Sport em Salvador, perdeu por 2 a 0 para o CSA em Maceió, triunfou por 5 a 0 sobre o Altos em Pituaçu, perdeu por 2 a 1 para o Fortaleza no Castelão e triunfou por 2 a 1 sobre o ABC em casa.

O Bahia encerrou a fase de grupos na segunda posição, com 13 pontos. Nas quartas de final, enfrentou o CRB em partida única em Salvador, ganhando por 4 a 0. Na semifinal, foi a vez de eliminar o Fortaleza ao empatar por 0 a 0 e ganhar por 4 a 2 nos pênaltis, atuando fora de casa. Do outro lado da chave, o Ceará passou por Sampaio Corrêa e Vitória.

Dessa forma, Ceará e Bahia decidiram a Copa do Nordeste pela terceira vez na história, a segunda consecutiva. Mas diferentemente das outras duas, o Tricolor conseguiria sua revanche. A ida foi em Pituaçu, terminando com derrota por 1 a 0 para os cearenses.

A volta foi no Castelão. O jogo foi dramático, com os baianos abrindo 2 a 0 no segundo tempo, mas sofrendo o 2 a 1 faltando seis minutos para o fim. Na disputa de penalidades, o Bahia chegou ao tetra ao triunfar por 4 a 3, com o goleiro Matheus Teixeira defendendo uma cobrança e o argentino Germán Conti convertendo a bola que decidiu o título.

A campanha do Bahia:
12 jogos | 6 vitórias | 2 empates | 4 derrotas | 22 gols marcados | 11 gols sofridos


Foto Thais Magalhães/CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!