Nacional Campeão da Libertadores 1971

Depois de dez anos de desencontros e desentendimentos, a Conmebol encontrou a primeira fórmula perfeita da Libertadores no ano de 1971. Na primeira fase, 20 times atuando em cinco grupos binacionais. O líder de cada chave avança à semifinal, onde se encontram com o campeão anterior e formam outros dois grupos. O primeiro de cada triangular avança à final. Esse regulamento duraria até 1987, sendo até hoje o que mais tempo foi utilizado pela entidade.

Com o Brasil voltando à competição regularmente, foi possível executar tudo dentro da normalidade. E foi nesta temporada que caiu o domínio do Estudiantes, com o título indo parar nas mãos do Nacional do Uruguai. A primeira fase do Decano foi quase perfeita. No grupo 3, junto de Peñarol e os bolivianos The Strongest e Chaco Petrolero, o time conseguiu cinco vitórias e um empate nas seis partidas que disputou, incluindo uma goleada por 5 a 0 sobre o Strongest no quarto jogo.

Com 11 pontos, o Nacional classificou-se à fase seguinte. Seus adversários no triangular foram Palmeiras e Universitario. A invencibilidade da equipe continuou nas quatro partidas que fez, com três vitórias e outro empate, aqui inclusas as vitórias sobre os peruanos por 3 a 0 e sobre os brasileiros por 3 a 1, ambos em casa.

O adversário na final foi o Estudiantes, que eliminou Barcelona de Guayaquil e Unión Española. Era a revanche do confronto de 1969, quando os argentinos levaram o segundo título. Mas a chance do tetra seria interrompida. A ida aconteceu em La Plata, no Jorge Luis Hirschi, com vitória do mandante por 1 a 0. O Nacional empatou na volta, no Centenario, em Montevidéu, ao vencer pelo mesmo 1 a 0.

A terceira partida ocorreu no Estádio Nacional de Lima, no Peru, sem vantagem alguma para as equipes. O primeiro título do Decano se desenhou no gols de Víctor Espárrago e Luis Artime, e a vitória por 2 a 0 deu fim à pressão causada pelos três vices na década de 1960 e pelo tri do seu maior rival.

A campanha do Nacional:
13 jogos | 10 vitórias | 2 empates | 1 derrota | 26 gols marcados | 4 gols sofridos


Foto Arquivo/Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!