Estudiantes Campeão da Libertadores 1970

A Libertadores vira a década e entra no ano de 1970 ainda em desacerto com o Brasil. Pelo segundo ano seguido, e pelo terceiro em cinco temporadas, o país não indicou representantes. Outra vez a CBD preferiu priorizar a preparação da seleção para a Copa do Mundo. De forma que, com o retorno dos argentinos desde a fase de grupos, 19 times participaram da edição.

Dono das duas últimas taça e imbatível atuando dentro de seu estádio, o Estudiantes entrou novamente na semifinal e aguardou o desenrolar das partidas. A primeira fase foi composta por quatro grupos, sendo um de seis equipes e três de quatro.

Naturalmente, as melhores campanhas vieram da chave hexagonal, com as classificações de Guaraní do Paraguai e Universidad de Chile. Mas no aproveitamento, Boca Juniors e Peñarol também fizeram bonito em primeiro de seus grupos.

Os oito classificados seguiram à segunda fase, onde jogaram divididos em mais três chaves. Cada líder avançou até a semifinal, onde enfim encontraram-se com os pincharratas. E o confronto de abertura da campanha do tricampeonato do Estudiantes começou de forma caseira, contra o River Plate. Com duas vitórias -  1 a 0 em Buenos Aires e 3 a 1 em La Plata -, os então campeões rumaram à terceira decisão consecutiva.

O adversário na final foi o Peñarol, que sofreu para bater a Universidad de Chile na fase anterior. O jogo de ida foi disputado no Jorge Luis Hirschi, e o Estudiantes abriu vantagem com simples 1 a 0, gol marcado pelo zagueiro Néstor Togneri aos 43 minutos do segundo tempo.

A volta aconteceu no Estádio Centenario, em Montevidéu, e o time pincharrata precisou enfrentar uma enorme pressão. Mas os jogadores conseguiram segurar o 0 a 0 em solo uruguaio e ficaram com a terceira Libertadores nas mãos. Até ali, um feito inalcançável pelos outros.

A campanha do Estudiantes:
4 jogos | 3 vitórias | 1 empate | 0 derrotas | 5 gols marcados | 1 gol sofrido


Foto Arquivo/El Gráfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!