Os campeões do Brasileirão Sub-20 (era CBF)

Mais uma para nossa série das divisões de base. Agora com o Brasileirão Sub-20, competição que teve uma fase passada e tem uma atual. De 2006 a 2014, quem a organizava era a FGF (Federação Gaúcha de Futebol), sempre no fim de cada ano. A partir de 2015, a CBF passou a ter sua mão no torneio, passando a ser disputado durante a temporada.

Aqui, vamos abordar apenas a era CBF. Portanto, nada dos campeões da era FGF.

Campeões da era CBF

Em 2025, o Palmeiras foi o campeão. Na primeira fase, o clube foi líder. Nas quartas de final, eliminou o Juventude. Na semifinal, bateu o Cruzeiro. Na final, empatou com o Bragantino por 1 a 1 em Bragança Paulista e por 0 a 0 em São Paulo, vencendo por 4 a 3 nos pênaltis.

Foto Fábio Menotti/Palmeiras

Em 2024, o Palmeiras foi o campeão. Na primeira fase, o clube foi líder. Nas quartas de final, eliminou o Santos. Na semifinal, bateu o Athletico-PR. Na final, empatou com o Cruzeiro por 2 a 2 em Belo Horizonte e venceu por 3 a 0 em São Paulo.

Foto Rafael Ribeiro/CBF

Em 2023, o Flamengo foi o campeão. Na primeira fase, o clube foi líder do grupo A. Nas quartas de final, eliminou o Ahletico-PR. Na semifinal, bateu o Santos. Na final, empatou com o Palmeiras por 0 a 0 em Volta Redonda, vencendo por 3 a 2 nos pênaltis.

Foto Nayra Halm/Staff Images/CBF

Em 2022, o Palmeiras foi o campeão. Na primeira fase, o clube foi vice-líder do grupo A. Nas quartas de final, eliminou o Vasco. Na semifinal, bateu o Athletico-PR. Na final, venceu o Corinthians por 1 a 0 em São Paulo.


Foto Thaís Magalhães/CBF

Em 2021, o Internacional foi o campeão. Na primeira fase, o clube foi sétimo colocado. Nas quartas de final, eliminou o Palmeiras. Na semifinal, bateu o Atlético-MG. Na final, venceu o São Paulo por 2 a 0 em Porto Alegre e empatou por 1 a 1 em São Paulo.


Foto Marco Galvão/CBF

Em 2020, o Atlético-MG foi o campeão. Na primeira fase, o clube foi líder. Nas quartas de final, eliminou o Palmeiras. Na semifinal, bateu o Corinthians. Na final, venceu o Athletico-PR por 2 a 1 em Belo Horizonte e perdeu por 1 a 0 em Curitiba, vencendo nos pênaltis por 5 a 4.

Foto Fábio Pinel/Atlético

Em 2019, o Flamengo foi o campeão. Na primeira fase, o clube foi terceiro colocado. Nas quartas de final, eliminou o Fluminense. Na semifinal, bateu o Corinthians. Na final, perdeu para o Palmeiras por 1 a 0 em São Paulo e venceu por 3 a 0 em Cariacica.

Foto Lucas Figueiredo/CBF

Em 2018, o Palmeiras foi o campeão. Na primeira fase, o clube foi líder do grupo B. Na segunda fase, foi líder do grupo E, na frente de Vitória, Corinthians e Internacional. Na semifinal, bateu o Fluminense. Na final, venceu o Vitória por 4 a 1 em Salvador e por 5 a 2 em São Paulo.

Foto Mauro Horita/CBF

Em 2017, o Cruzeiro foi o campeão. Na primeira fase, o clube foi vice-líder do grupo D. Na segunda fase, foi vice do grupo F, superando Fluminense e Chapecoense. Na semifinal, bateu o Athletico-PR. Na final, empatou duas vezes com o Coritiba por 1 a 1, em Belo Horizonte e Curitiba, vencendo nos pênaltis por 7 a 6.

Foto Fernando Freire/GE

Em 2016, o Botafogo foi o campeão. Na primeira fase, o clube foi líder do grupo A. Na segunda fase, foi vice do grupo E, superando Fluminense e Grêmio. Na semifinal, bateu o Coritiba. Na final, empatou com o Corinthians por 1 a 1 no Rio de Janeiro e venceu por 2 a 0 em São Paulo.

Foto Vitor Silva/Botafogo

Em 2015, o Fluminense foi o campeão. Na primeira fase, o clube foi líder do grupo A. Na segunda fase, foi líder do grupo E, na frente de Flamengo, Palmeiras e Vasco. Na final, empatou com o Vitória por 1 a 1 no Rio de Janeiro e venceu por 3 a 0 em Salvador.

Foto Bruno Haddad/Fluminense

Campeões da era FGF
2014 - Corinthians
2013 - Internacional
2012 - Cruzeiro
2011 - América-MG
2010 - Cruzeiro
2009 - Grêmio
2008 - Grêmio
2007 - Cruzeiro
2006 - Internacional

2 comentários:

  1. Gostaria de ver a continuação das publicações da libertadores da América que parou em 2005

    ResponderExcluir

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.