Santos Campeão Brasileiro Feminino Série A2 2025

Em 2025, o Santos voltou a erguer uma taça nacional no futebol feminino. As Sereias da Vila conquistaram o Brasileirão Série A2 e asseguraram o retorno imediato à elite, apenas um ano após o surpreendente rebaixamento. O título representou a retomada da tradição do clube, que não levantava um troféu nesse âmbito desde 2017, quando faturou o Brasileirão Série A1.

A fórmula da competição permaneceu a mesma dos anos anteriores: 16 equipes divididas em dois grupos de oito, regionalizados. O Santos caiu no grupo A ao lado de clubes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já a outra chave reuniu representantes do Nordeste e do Norte.

Na primeira fase, o Peixe começou vencendo o Avaí/Kindermann por 2 a 0 em Caçador. Depois, superou o Atlético-MG por 1 a 0 na Vila Belmiro e empatou por 1 a 1 com o Minas Brasília também em casa. Em seguida, goleou o AD Taubaté por 4 a 0 no interior paulista, bateu o Botafogo por 3 a 1 em Santos, aplicou 4 a 0 sobre o São José fora e encerrou com triunfo de 1 a 0 contra o Vasco. Com seis vitórias e um empate, avançou como líder do grupo, somando 19 pontos.

Nas quartas de final, o adversário foi o Ação, do Mato Grosso. O Santos venceu a primeira partida por 1 a 0 fora de casa e confirmou a vaga na Vila Belmiro, com triunfo por 2 a 1. Na semifinal, diante do Atlético-MG, o Peixe foi derrotado por 1 a 0 na Arena MRV, em Belo Horizonte, mas reagiu na volta com vitória por 2 a 1 em casa, gols de Suzane Pires e da artilheira Laryh. Nos pênaltis, venceu por 5 a 4 e garantiu a classificação para a decisão.

A final colocou frente a frente Santos e Botafogo, que eliminou o Vitória e Fortaleza no mata-mata. No jogo de ida, disputado no Rio de Janeiro, no Estádio Nilton Santos, as Sereias da Vila venceram por 1 a 0, gol de Carol Baiana. Na volta, na Vila Belmiro, as santistas começaram perdendo, mas Carol Baiana apareceu mais uma vez para anotar o gol do empate por 1 a 1, que foi suficiente para confirmar a conquista. Botafogo, Atlético-MG e Fortaleza também subiram para a primeira divisão de 2026.

A campanha do Santos:
13 jogos | 10 vitórias | 2 empates | 1 derrota | 24 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto Reinaldo Campos/Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.