LDU Quito Campeã da Libertadores 2008

A Libertadores já mostrou várias vezes que é difícil sair um campeão de fora da Argentina, do Brasil e, até certa época, do Uruguai. Até 2007, fora o trio principal, Paraguai, Chile e Colômbia tinham, somados, seis títulos. Em 2008, o Equador foi o sétimo país a juntar-se à lista de vencedores, com a agônica conquista da LDU Quito.

A Liga ficou no grupo 8 da primeira fase, junto com Arsenal de Sarandí, Libertad e Fluminense, que cruzaria sua história com a do clube equatoriano mais de uma vez na oportunidade. Em seis jogos, a LDU venceu três e empatou um, somando dez pontos e ficando na vice-liderança da chave, três pontos atrás dos brasileiros, com os quais empataram na estreia, em casa, por 0 a 0 e perderam no encerramento, fora, por 1 a 0.

Nas oitavas de final, o adversário foi o Estudiantes. Na ida, no Casa Blanca, vitória por 2 a 0. Na volta, em La Plata, derrota por 2 a 1 com classificação. Nas quartas, foi a vez de enfrentar o San Lorenzo, com emoção. O primeiro jogo foi 1 a 1, em Buenos Aires. O segundo também, em Quito. Nos pênaltis, a LDU venceu por 5 a 3 e chegou à semifinal.

A próxima parada foi contra o América do México, mais uma vez com sofrimento. A ida foi no Azteca, e terminou com outro empate por 1 a 1. A volta aconteceu no Casa Blanca, e o placar em 0 a 0 só permitiu o alívio depois do apito final. Pela regra do gol fora, a Liga era finalista pela primeira vez na história.

Na decisão, dois estreantes: LDU Quito e Fluminense. Os cariocas eram tidos como favoritos, depois de baterem Atlético Nacional, São Paulo e Boca Juniors. Mas os equatorianos souberam usar o fator local a favor e venceram a ida por 4 a 2, no Casa Blanca.

A volta foi no Maracanã, no Rio de Janeiro, e o Fluminense devolveu 3 a 1, de virada. O gol no início, de Luis Bolaños, levou o confronto aos pênaltis. Então, o goleiro José Cevallos apareceu com defesas e a LDU levou o título inédito ao vencer por 3 a 1.

A campanha da LDU Quito:
14 jogos | 5 vitórias | 5 empates | 4 derrotas | 21 gols marcados | 15 gols sofridos


Foto Arquivo/Conmebol

Um comentário:

  1. Parabéns um show de publicação muito obrigado por essa beleza de fotos

    ResponderExcluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!