Estrela Vermelha Campeão da Liga dos Campeões 1991

O último suspiro de uma nação dividida. Esta é a frase que resume o único título da Copa dos Campeões da Europa do Estrela Vermelha, da Iugoslávia, em 1991. Menos de um mês depois da decisão (29 de maio), o país entrou na guerra civil (25 de junho) que o separa em cinco (depois sete). Um ano antes, as tensões internas ficaram escancaradas justamente durante uma batalha campal em partida do Estrela (Crvena Zvezda em sérvio) contra o hoje croata Dínamo Zagreb.

O mapa do futebol estava em mudanças tanto quanto o político. Durante o torneio europeu, as Alemanhas Ocidental e Oriental se unificaram. Dessa forma, foi a primeira vez que um país teve mais de um participante atuando sem ser o campeão. Ainda, foi a primeira temporada após a punição aos ingleses, embora o representante Liverpool estivesse com um ano adicional de gancho pela tragédia de 1985.

Assim, foram 31 times no último campeonato feito todo em mata-mata. A campanha vencedora do Estrela Vermelha começou contra o Grasshopper, com o qual empatou por 1 a 1 em Belgrado e goleou por 4 a 1 na Suíça.

Nas oitavas de final, os iugoslavos eliminaram o Rangers com 3 a 0 em casa e 1 a 1 na Escócia.
Nas quartas, foi a vez bater o Dínamo Dresden com outro 3 a 0 em Belgrado e um tapetão na agora ex-Alemanha Oriental. A UEFA suspendeu o jogo de volta - quando estava 2 a 1 para o Estrela - por causa do tumulto e da invasão de torcedores do Dresden. O time acabou excluído e o resultado concedido foi de 3 a 0 para os iugoslavos.

Na semifinal, o Estrela superou o Bayern de Munique depois de vencer por 2 a 1 fora e empatar por 2 a 2 em casa, com gols de Darko Pancev e Dejan Savicevic lá, e de Sinisa Mihajlovic e um contra cá (aos 45 minutos do segundo tempo).

A final foi contra o Olympique Marselha, que passou por Dínamo Tirana (Albânia), Lech Poznan (Polônia), Milan e Spartak Moscou. A partida aconteceu no Estádio San Nicola, na cidade de Bari, na Itália. Sem gols em 120 minutos, a disputa foi aos pênaltis. E por 5 a 3, deu Estrela Vermelha sobre os franceses. As cobranças foram de Robert Prosinecki, Dragisa Binic, Miodrag Belodedici, Mihajlovic e Pancev.

A campanha do Estrela Vermelha:
9 jogos | 5 vitórias | 4 empates | 0 derrotas | 19 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto Imago-Images/Colorsport

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.