Barcelona Campeão da Liga dos Campeões 1992

A Copa dos Campeões da Europa de 1992 foi marcada pela transição de eras e mais mudanças geográficas. Na ordem: foi a última edição com o nome original. Também foi a primeira a contar com uma fase de grupos, após as oitavas de final, em substituição às quartas e à semifinal e com o líder avançando à decisão.

A Inglaterra estava definitivamente de volta à competição. A Alemanha seguiu com dois representantes porque a ex-nação oriental estava com seu torneio em andamento quando da reunificação com os ocidentais. Outro país que acabou ali foi a União Soviética, entre as oitavas e a terceira fase. No lugar entrou a Comunidade dos Estados Independentes, que foi a bandeira provisória do Dínamo Kiev. Por fim, o Estrela Vermelha teve que defender o título fora da Iugoslávia em guerra.

É nesse contexto que aparece o Barcelona, um dos poucos entre os mais tradicionais que ainda não foi campeão do maior título continental. Treinado pelo ídolo holandês Johan Cruyff, o clube espanhol teve um início trepidante. Na primeira fase, passou pelo Hansa Rostock após vencer no Campo Nou por 3 a 0 e perder na Alemanha por 1 a 0.

Nas oitavas, eliminou o outro alemão Kaiserslautern pelo gol de visitante, depois de fazer 2 a 0 em casa e levar 3 a 1 fora, com o tento salvador de José Mari Bakero aos 45 minutos do segundo tempo.

A campanha melhorou na terceira fase. O Barça ficou no grupo B, junto com Sparta Praga, Benfica e Dínamo Kiev. Em seis jogos, os catalães venceram quatro, empataram um e somaram nove pontos. A vaga na final veio na última rodada, nos 2 a 1 sobre os portugueses no Camp Nou.

O adversário do Barcelona na decisão foi a Sampdoria, equipe italiana que eliminou Rosenborg (Noruega), Honvéd (Hungria), Panathinaikos, Anderlecht e Estrela Vermelha. A partida foi disputada no Wembley, em Londres. O clube blaugrana chegou ao título inédito (depois dos vices em 1961 e 1986) com 1 a 0 no placar, conquistado aos sete minutos do segundo tempo da prorrogação, no golaço de falta de Ronald Koeman.

A campanha do Barcelona:
11 jogos | 7 vitórias | 1 empate | 3 derrotas | 17 gols marcados | 8 gols sofridos


Foto Bob Thomas/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!