Ceará Campeão Brasileiro Feminino Série A2 2022

Na sexta edição, o Brasileiro Feminino Série A2 de 2022 teve uma mudança muito importante. A CBF reduziu a competição para poder acomodar melhor a nova Série A3. Se em 2021 foram 36 participantes, para o ano seguinte o número caiu para 16. E o mais significativo: clubes fixos, sem precisarem dos estaduais para se classificar.

O critério para a escolha dos times foi simples: os quatro rebaixados da Série A1 da temporada passada mais aqueles que encerraram entre o 5º e o 16º lugares da Série A2. O regulamento também foi simplificado, com a divisão de quatro grupos de quatro equipes em dois turnos e o mata-mata na sequência, concedendo quatro vagas de acesso. Para o rebaixamento, os quatro piores times independentemente da chave.

O título ficou com o Ceará, que levou o Nordeste pela primeira vez a um título nacional feminino. Na primeira fase, as Meninas do Vozão ficaram no grupo B, junto com o rival Fortaleza, o União Desportiva-AL e o Botafogo-PB. Em seis jogos, a equipe conseguiu quatro vitórias e dois empates, que garantiram a classificação com 14 pontos e na liderança, com seis a mais que as tricolores. Entre as vitórias, destaque para a goleada por 5 a 0 em cima das paraibanas em João Pessoa.

Nas quartas de final, o Ceará enfrentou o JC, do Amazonas. A primeira partida foi em Manaus, e as cearenses venceram por 4 a 2. O segundo jogo aconteceu no Estádio Franzé Morais, e o Vozão conseguiu o acesso à Série A1 depois de vencerem por 4 a 1. A semifinal foi contra o Real Ariquemes (que também subiu). A ida ocorreu em casa, com vitória cearense por 1 a 0. A volta foi jogada em Rondônia, e o Ceará confirmou seu lugar na final depois de empatar por 2 a 2.

A final foi disputa contra o Athletico-PR, que também subiu e passou na semi pelo Bahia (o quarto clube a subir). O primeiro jogo foi realizado na Arena da Baixada, em Curitiba. Diante de 28 mil torcedores, as cearenses não conseguiram segurar o adversário e perderam por 2 a 0.

A segunda partida foi jogada no Presidente Vargas, em Fortaleza. Com gols de Flávia Pissaia e Jullyana Morais, as cearenses fizeram 2 a 0 e levaram a partida ao pênaltis. Nas cobranças, a goleira Thaís Helena brilhou com duas defesas e as Meninas do Vozão conquistou o título ao vencer por 3 a 1.

A campanha do Ceará:
12 jogos | 8 vitórias | 3 empates | 1 derrota | 29 gols marcados | 11 gols sofridos


Foto Kely Pereira/Staff Images Woman/CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.