Botafogo Campeão do Torneio Rio-São Paulo 1962

Em meio a dominação carioca do Torneio Rio-São Paulo, o entendimento sobre um regulamento mais dinâmico da competição foi mantido: dois grupos restritos a cada Estado, com enfrentamento em turno único e duas vagas na fase final. A única diferença de 1962 em relação a 1961 foi a baixa do Santos, que optou por priorizar a disputa da Libertadores naquele ano.
De tal forma, o caminho para a conquista ficou livre para o Botafogo, o segundo melhor time do Brasil na época. Com Garrincha, Amarildo, Zagallo e Quarentinha no quarteto de ataque, mais Didi no meio, Manga no gol e Nilton Santos na defesa, o Fogão começou a campanha derrotando o Fluminense por 1 a 0. Depois, foi a vez de golear o Vasco por 4 a 1. A terceira partida foi contra o America-RJ, e o Botafogo voltou a fazer 4 a 1. Já classificado, o clube alvinegro perdeu para o Flamengo por 3 a 2 e encerrou a primeira fase na liderança, com seis pontos, empatado com os próprios flamenguistas.
O quadrangular final reuniu Botafogo, Flamengo, Palmeiras e São Paulo. Na primeira rodada, a Estrela Solitária derrotou o São Paulo por 2 a 1 no Maracanã. Na sequência, a equipe alvinegra encaminhou o título inédito ao fazer 1 a 0 no Flamengo. Bastava apenas não perder para o Palmeiras no último jogo.
E assim foi. No Maracanã, Quarentinha abriu o placar, Amarildo marcou outros dois gols, e o Fogão derrotou o time paulista por 3 a 1, de virada. Com mais seis pontos, o Botafogo levou o primeiro Torneio Rio-São Paulo com uma campanha quase perfeita.

A campanha do Botafogo:
7 jogos | 6 vitórias | 0 empates | 1 derrota | 17 gols marcados | 7 gols sofridos


Foto Arquivo/Botafogo

2 comentários:

  1. Esse torneio oficialmente é chamado de ROBERTO GOMES PEDROSA. Foi o primeiro título "NACIONAL" do Botafogo. Injustamente não foi homologado pela CBF que considerou apenas e somente a partir de 1967. Interesante é que os campeões da Copa Intercontinetal e Copa Toyota, com apenas 2 continentes e não 5 continentes se auto declaram e autoproclamam campeões mundiais! Mesmo sem terem participados 5 continentes e 6 confederações. Tais apologistas dizem que "o futebol mundial resumia-se a América e Europa". OK! E o futebol brasileiro?? Não resumia-se apena se somente ao eixo RIO-SP?? Só olhar as convocações da Seleção campeã mundial em 1958 e 1962 e anteriores: SÓ JOGADORES DO EIXO RIO-SP! Logo, por identidade de critérios óbvios, se INTERCONTINENTAL É "MUNDIAL", logo o RIO-SP (Roberto Gomes Pedrosa) é "NACIONAL", equivalente ao campeonato brasileiro. Tanto que, o atual campeonato brasileiro VEIO DO RIO-SP (RGP). Fora disso é FALÁCIA! Intercontinetal é "MUNDIAL", mas interestadual não é "NACIONAL?" Ou vale TODOS ou não vale NENHUM!

    POLITICAGEM É IMORAL!

    ResponderExcluir
  2. Logo, até agora, a nível nacional: o Botafogo tem 7 NACIONAIS:

    3 Roberto Gomes Pedrosa: 1962, 1964 e 1966;
    1 Taça Brasil: 1968;
    1 Brasileirão: 1995;
    2 Brasileirões (série B): 2015 e 2021.

    ResponderExcluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!