Flamengo Campeão do Torneio Rio-São Paulo 1961

O Torneio Rio-São Paulo de 1961 chegou com uma rara mudança no regulamento. A primeira fase continuou com nove rodadas, mas paulistas e cariocas ficaram divididos em dois grupos de cinco. Destas separações, os três primeiros colocados avançaram para o hexagonal final, com um diferencial: São Paulo só joga contra o Rio de Janeiro e vice-versa, no que totalizou três partidas para cada time.
Foi assim que o Flamengo chegou ao seu único título. O time de Gérson, Joel Martins e Dida começou a campanha com vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo fora de casa. O começo da trajetória rubro-negra foi de altos e baixos, com destaque negativo para a goleada por 7 a 1 sofrida para o Santos em casa. Ao fim das nove rodadas, o Fla venceu cinco e perdeu quatro jogos, com dez pontos somados e a terceira colocação no grupo carioca.
O favoritismo no hexagonal decisivo era paulista, que ocuparam as três melhores campanhas da fase anterior. Mas o Flamengo cresceu. Na estreia, derrotou o Palmeiras por 3 a 1 no Maracanã. O segundo jogo foi contra o Santos. No Pacaembu, o rubro-negro conseguiu a revanche e goleou por 5 a 1. 
Os cariocas inverteram o favoritismo para a última rodada. Flamengo e Vasco possuíam quatro pontos, o Botafogo estava com três, enquanto Palmeiras, Santos e Corinthians chegavam zerados e sem chances de título. O Vasco levou 1 a 0 do Palmeiras e também deu adeus às suas chances. Assim, o Fla dependia apenas de si para ser campeão. Contra o Corinthians, no Maracanã, Joel e Dida marcaram e o rubro-negro conquistou o título com a vitória por 2 a 0. Com seis pontos, o clube superou por um o Botafogo.

A campanha do Flamengo:
12 jogos | 8 vitórias | 0 empates | 4 derrotas | 22 gols marcados | 22 gols sofridos


Foto Arquivo/Manchete Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.