Lanús Campeão da Copa Conmebol 1996

Sem decolar de fato no interesse do torcedor sul-americano, a Copa Conmebol seguiu para sua quinta edição em 1996. Depois de ter enfim conhecido um vendedor que falava espanhol, a competição manteve em vigor todo o conjunto de regras implementado um ano antes. Do Brasil, os quatro representantes da vez foram: Vasco, Fluminense, Palmeiras e Bragantino.

Da Argentina, o campeão Rosario Central trouxe consigo a presença do Lanús, um clube médio localizado na cidade de mesmo nome, na grande Buenos Aires. Na segunda participação (a primeira foi em 1994), tinha como glórias máximas apenas algumas taças da segunda divisão nacional. Mas, apesar da experiência internacional quase zero, o "granate" chegou ao título que mudaria sua história.

A estreia do Lanús foi contra o Bolívar, nas oitavas de final. Perdeu na ida, em La Paz, por 1 a 0 e goleou na volta, em La Fortaleza, por 4 a 1. Nas quartas de final, foi a vez de enfrentar o Guaraní do Paraguai. O primeiro jogo foi em Assunção, com vitória granate por 2 a 0. A segunda partida foi na Argentina, com nova goleada, desta vez por 6 a 2.

A semifinal reuniu os dois clubes argentinos. Lanús e Rosario Central se enfrentaram pela primeira vez em La Fortaleza, a casa granate. Num dia de muita sorte, os mandantes venceram por 3 a 0 - dois deles marcados pelo adversário, contra. No Gigante de Arroyito, o Lanús voltou a vencer, por 3 a 1, e se colocou na decisão.

A final da Copa Conmebol foi disputa contra o Independiente Santa Fe, da Colômbia, que superou Unión Táchira, Bragantino e Vasco no mata-mata. A partida de ida foi realizada em La Fortaleza. O volante Oscar Mena abriu o placar aos 31 minutos do primeiro tempo. E o meia Ariel Ibagaza fechou o placar em 2 a 0 aos 31 do segundo. Uma ótima vantagem para levar à Bogotá, no El Campín.

Na Colômbia, o Lanús conseguiu sustentar o resultado que precisava. Sofreu um gol logo aos quatro minutos do primeiro tempo, mas a solidez da defesa garantiu o título histórico para os granates apesar do 1 a 0 contra. Dali em diante, o clube não recuou mais.

A campanha do Lanús:
8 jogos | 6 vitórias | 0 empates | 2 derrotas | 20 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto Arquivo/Lanús

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!