Atlético-MG Campeão da Copa Conmebol 1997

O título da Copa Conmebol voltou para o Brasil em 1997. Foi por meio do Atlético-MG, cinco anos após a primeira conquista e dois anos após a inexplicável derrota para o Rosario Central. Neste ano, a CBF mudou parte da distribuição das vagas. Duas delas seguiram nas mãos dos melhores do Brasileirão fora da Libertadores e da Supercopa.

As outras duas vagas foram transferidas para os campeões das recém-criadas Copa do Nordeste e Copa Norte, numa maneira de fomentar o futebol das regiões e popularizar os torneios. Vitória e Rio Branco-AC foram os primeiros classificados. Pelo Brasileiro, a Portuguesa acompanhou o Galo.

E as oitavas de final da Conmebol marcou exatamente o encontro entre o Atlético com a Lusa. A classificação mineira foi encaminhada logo na ida, com a goleada por 4 a 1 no Canindé. Na volta, no Mineirão, empate por 0 a 0. Foi a vingança do alvinegro depois de ser eliminado pelos paulistas na semifinal do Brasileiro de 1996.

Nas quartas, o adversário do Galo foi o América de Cali. Na ida, na Colômbia, vitória por 2 a 1. Na volta, em Belo Horizonte, outro empate segurado, desta vez por 1 a 1. A semifinal contra o Universitario, do Peru, foi bem tranquila. Depois de fazer 2 a 0 em Lima na primeira partida, o Galo aumentou a vantagem aplicando 4 a 0 na segunda partida, em casa.

A final da Copa Conmebol foi contra o Lanús, defensor da taça e que eliminou Real Santa Cruz, Vitória e Colón. A ida foi disputada na Argentina, em La Fortaleza, Os hermanos até saíram na frente do placar. Mas o Atlético virou para 4 a 1 com tranquilidade, com gols de Bruno, Marques e Valdir Bigode, além de um contra de Juan Serrizuela. Mas a partida ficou mais marcada pela revolta local. Após o término, torcida e time cercaram a delegação atleticana e agrediram jogadores e comissão técnica.

A volta ocorreu no Mineirão. Administrando a vantagem, o Galo fez um gol com Jorginho logo aos 10 minutos do primeiro tempo. O Lanús só deu sinal de vida a três minutos do fim. Com o 1 a 1 no placar, o Atlético-MG ergueu sua segunda taça da Conmebol. É o único clube que conseguiu mais de uma vez a faturar a competição.

A campanha do Atlético-MG:
8 jogos | 5 vitórias | 3 empates | 0 derrotas | 18 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!