Independiente Del Valle Campeão da Copa Sul-Americana 2019

A Copa Sul-Americana de 2019 foi mais uma das muitas edições das novidades. No regulamento e no campo. A grande adição no papel foi a introdução da final em partida única. Inicialmente marcada para estrear em Lima, no Peru, a Conmebol moveria a decisão para Assunção, no Paraguai.

A novidade no gramado veio do Equador. Que não era tão nova assim, pois já havia se engraçado numa final de Libertadores. Desde 2014 no circuito internacional, o Independiente Del Valle foi vice na maior competição da América do Sul em 2016. Foi o primeiro aviso de um clube saído das divisões inferiores e do interior equatoriano, da cidade de Sangolquí.

Na primeira fase, os "rayados del valle" enfrentaram o Unión Santa Fe. Perderam por 2 a 0 na Argentina e devolveram a diferença no Equador. Nos pênaltis, vitória por 4 a 2. Na segunda fase, passaram pela Universidad Católica após golear por 5 a 0 em casa e perder por 3 a 2 no Chile.

Nas oitavas de final, o Del Valle enfrentou o Caracas. Na ida, empatou por 0 a 0 na Venezuela. Na volta, no Olímpico Atahualpa, venceu por 2 a 0. Nas quartas, o adversário foi o Independiente argentino. O primeiro duelo dos xarás acabou 2 a 1 para os argentinos em Avellaneda. No segundo jogo, os rayados fizeram 1 a 0 e avançaram na regra do gol marcado fora de casa.

A semifinal foi contra o Corinthians. O primeiro jogo aconteceu em São Paulo, e o Del Valle conseguiu uma histórica vitória por 2 a 0. A segunda partida foi em Quito. Com alguma dificuldade, os equatorianos empataram por 2 a 2 e se garantiram na decisão.

A final da Sul-Americana foi contra a Colón, que derrubou Deportivo Municipal, River Plate do Uruguai, Argentinos Juniors, Zulia e Atlético-MG. O confronto foi no Estádio General Pablo Rojas, com direito a interrupção aos 32 minutos do primeiro tempo devido a chuva forte. Antes, aos 24, Fernando León abriu o placar ao Del Valle. Depois, aos 41, Jhon Sánchez ampliou. Quase lá, o rayado levou gol aos 43 do segundo tempo. Mas aos 50, Cristian Dájome fez 3 a 1 e coroou mais um título para o futebol do Equador.

A campanha do Independiente Del Valle:
11 jogos | 6 vitórias | 2 empates | 3 derrotas | 20 gols marcados | 10 gols sofridos


Foto Norberto Duarte/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!