Na esteira das conquistas inglesas na Copa dos Campeões e na Copa da UEFA entre os anos 1970 e o início dos anos 1980, surgiu um clube que faturou de maneira histórica o título desta segunda: o Ipswich Town. Numa história de idas e vindas entre as três principais divisões da Inglaterra, os "tractors boys" haviam conseguido um lugar entre as primeiras forças do país naquela época.
Vencedores da primeira divisão em 1962, da segunda em 1968 e da Copa FA em 1978, chegava a vez do Ipswich buscar a taça internacional na Copa da UEFA de 1981, sob o comando do treinador Bobby Robson. Na primeira fase, eliminou o Aris ao golear por 5 a 1 na ida em Portman Road, e perder por 3 a 1 na Grécia.
Na segunda fase, mais emoção contra o Bohemians, na Tchecoslováquia. Na ida em casa, vitória por 3 a 0 e outra boa vantagem encaminhada. Na volta fora, os tchecos reagiram e fizeram 2 a 0, mas a classificação azul veio novamente. A estratégia de arrasar no primeiro seguiu nas oitavas de final, contra o Widzew Lodz: goleada por 5 a 0 em Portman Road. Na Polônia, a derrota foi de apenas 1 a 0.
O Ipswich só foi decidir uma vaga com duas vitórias a partir das quartas. Contra o Saint-Étienne, a primeira partida foi fora de casa, e o time inglês goleou por 4 a 1 em plena França. O segundo jogo aconteceu na Inglaterra, e os tractor boys sacramentaram mais uma vaga com triunfo por 3 a 1.
Na semifinal, o Ipswich foi confrontado pelos alemães do Colônia. A ida foi disputada em Portman Road, e a equipe inglesas venceu por 1 a 0, gol marcado por John Wark. A volta foi realizada na Alemanha. Apesar da pressão encontrada lá, os tractor boys mostraram habilidade e resistência, garantindo outra vitória por 1 a 0 e um lugar na final. O gol foi anotado por Terry Butcher.
A decisão seria um duelo contra o AZ Alkmaar, clube da Holanda que superou Red Boys Differdange (Luxembrugo), Levski Sofia, Radnicki (Iugoslávia), Lokeren (Bélgica) e Sochaux. A primeira partida foi disputada em Portman Road, e o Ipswich Town conseguiu uma bela vantagem ao ganhar por 3 a 0, com gols de Wark, Frans Thijssen e Paul Mariner.
A volta foi no Olímpico de Amsterdã, e o AZ tentou descontar a desvantagem. Fez quatro gols, mas sofreu dois de Thijssen e Wark. A derrota por 4 a 2 serviu para que o Ipswich Town conquistasse a maior taça de sua história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.