Ferroviário Campeão Brasileiro Série D 2023

É impossível haver um time campeão duas vezes consecutivas em um campeonato de divisão de acesso, por motivos óbvios. Mas nada impede que esse mesmo clube consiga o mesmo título anos depois, e isso não é nenhum demérito. No Brasileirão Série D de 2023, tivemos o primeiro caso de um bicampeonato: o Ferroviário. Vencedor em 2018, o time cearense volta ao ponto inicial para buscar mais um recomeço, e consegue de maneira incontestável, sem perder nenhum jogo.

Com 64 equipes, a Série D não teve mudanças no regulamento, de oito grupos na primeira fase e mata-mata com 32 classificados. O Ferroviário esteve na chave 2, ao lado de Atlético-CE, Maranhão, Parnahyba, Caucaia, Tocantinópolis, Cordino e Fluminense-PI. A campanha do Tubarão teve início na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense piauiense, no Presidente Vargas, em Fortaleza.

O Ferrão passou invicto pela primeira etapa, com 11 vitórias e três empates em 14 partidas. O forte desempenho rendeu 36 pontos, que classificou o clube na primeira posição da chave, com 13 de vantagem sobre o vice Atlético-CE. A vaga no mata-mata veio junto com o fato de ter sido o melhor time de toda a fase de grupos, que lhe deu o benefício de definir todos os confrontos de volta em casa.

Na segunda fase, o adversário do Ferroviário foi o Princesa do Solimões. Na ida, empate por 1 a 1 em Manacapuru, no Amazonas. Na volta, vitória por 3 a 0 do Tubarão da Barra no Presidente Vargas. Nas oitavas de final, foi a vez de enfrentar o Nacional de Patos. A primeira partida aconteceu no interior da Paraíba, empatado por 0 a 0. O segundo jogo foi em Fortaleza, e o Ferroviário ganhou por 3 a 1.

Nas quartas, a hora de verdade foi contra o Maranhão. A ida foi no Castelão de São Luís, e o Ferrão novamente empatou por 1 a 1 fora. A volta foi no Presidente Vargas, no sufoco. Os maranhenses abriram o placar aos 47 minutos do segundo tempo e quase tiraram o Ferroviário. Porém, um gol contra aos 50 salvou o time cearense, que empatou por 1 a 1 e venceu por 3 a 0 nos pênaltis para confirmar o acesso. Na semifinal, a classificação foi sobre o Caxias, com novo empate por 1 a 1 no Rio Grande do Sul e vitória por 1 a 0 no Ceará, com gol do artilheiro Ciel aos incríveis 58 minutos do segundo tempo.

A decisão foi entre Ferroviário e Ferroviária, num raro jogo de palavras. O clube paulista tirou na semi o mineiro Athletic. A ida foi na Fonte Luminosa, em Araraquara, e ficou empatada sem gols. A volta foi no Presidente Vargas. Já no primeiro minuto, Deysinho abriu o marcador, mas o adversário empatou aos 38. Aos 13 do segundo tempo, Ciel fez 2 a 1, coroando o inédito bicampeonato nacional do Ferroviário.

A campanha do Ferroviário:
24 jogos | 15 vitórias | 9 empates | 0 derrotas | 43 gols marcados | 12 gols sofridos


Foto Reprodução/CBF

Um comentário:

  1. Parabéns ao FERROVIÁRIO, Campeão Brasileiro da Série D invicto, com uma campanha impecável, mereceu o título e o acesso à Série C

    ResponderExcluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!