Amazonas Campeão Brasileiro Série C 2023

O Amazonas faturou o primeiro título nacional de sua história, na Série C de 2023. O clube fundado em 2019 consegue, com apenas quatro anos de existência, a primeira conquista nacional do estado do Norte brasileiro, superando times tradicionais e centenários, além de outras forças recentes como o Manaus, que acabou rebaixado para a Série D.

A Série C teve 20 equipes, que se enfrentaram em turno único na primeira fase. Oito avançaram para os quadrangulares de acesso, com as duas primeiras de cada grupo subindo à Série B e as líderes indo à decisão. A campanha do Amazonas teve início contra o Brusque, com derrota por 1 a 0 em Santa Catarina. A primeira vitória veio na segunda rodada, por 2 a 0 sobre o América-RN no Carlos Zamith.

A Onça Pintada manteve uma trajetória segura até a 11ª rodada, com mais seis vitórias e três empates. A partir do 12ª jogo, uma derrota por 2 a 1 para o Paysandu em casa, a instabilidade tomou conta do time. O auge negativo foi a goleada por 5 a 1 sofrida para o Volta Redonda na 13ª partida, no Rio de Janeiro. A gordura adquirida manteve o Amazonas na zona de classificação, encerrado a primeira fase em terceiro lugar, com 32 pontos, nove vitórias, cinco empate e cinco derrotas em 19 jogos.

No quadrangular semifinal, a Onça enfrentou Paysandu, Volta Redonda e Botafogo-PB. As coisas começaram péssimas, com derrotas por 2 a 1 para os paraibanos fora, e por 1 a 0 para os paraenses em casa, resultados que levaram até a mudança de técnico, Luizinho Vieira no lugar de Rafael Lacerda. E o time se recuperou com uma arrancada épica: venceu os fluminenses por 2 a 0 tanto em casa quanto fora, fez 2 a 1 no Paysandu em Belém, e 2 a 0 no Botafogo na Arena da Amazônia, confirmando o acesso à Série B e a vaga na final. O outro acesso ficou com o Paysandu.

Na decisão, o Amazonas enfrentou o Brusque, que subiu junto com o Operário-PR e eliminou São Bernardo e São José-RS. A ida foi disputada na Arena da Amazônia, em Manaus, e ficou empatada por 0 a 0. A volta aconteceu no Augusto Bauer, o mesmo local da estreia. A Onça Pintada saiu perdendo, mas buscou a virada por 2 a 1 e o título com gols de Diego Torres e do artilheiro Sassá.

A campanha do Amazonas:
27 jogos | 14 vitórias | 6 empates | 7 derrotas | 34 gols marcados | 25 gols sofridos


Foto João Normando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!