Atlético de Madrid Campeão da Recopa Europeia 1962

Sem a benção da UEFA, a Recopa Europeia veio para ficar em 1961. Entretanto, ainda naquele ano, a entidade tomou uma atitude e criou a sua própria competição com o mesmo regulamento e a mesma premissa: confrontar todos os campeões da copas nacionais do continente, que à época eram 23. Destes, 14 entraram na primeira fase, enquanto os outros nove aguardaram pelas oitavas de final. A única diferença estava na final, realizada em partida única.

O vencedor da primeira edição sob organização da UEFA foi o Atlético de Madrid, então bicampeão da Copa do Rei. O clube colchonero iniciou sua campanha na primeira fase, contra o Sedan, da França. A primeira partida foi realizada no Estádio Emile Albeau, com vitória espanhola por 3 a 2. O segundo jogo aconteceu no antigo Estádio Metropolitano, e o Atleti goleou por 4 a 1.

Nas oitavas de final, o adversário foi o Leicester City. Na ida, empate por 1 a 1 na Filbert Street, na Inglaterra. Na volta, vitória por 2 a 0 em Madri. Nas quartas, foi a vez de enfrentar o Werder Bremen, com o primeiro jogo ocorrendo novamente fora de casa. Na Alemanha, o Atleti arrancou outro empate por 1 a 1 atuando no Weserstadion. A segunda partida foi no Metropolitano, com a classificação colchonera sacramentada no triunfo por 3 a 1.

A semifinal foi disputada contra o Motor Jena (atual Carl Jeiss Jena), da Alemanha Oriental. Outra vez fora de casa, o Atlético de Madrid abriu vantagem na ida ao vencer por 1 a 0. A volta também foi fora, porque a Espanha não concedeu visto de entrada aos alemães do leste. Em Malmö, na Suécia, o Atleti goleou por 4 a 0 e chegou na final.

A decisão da Recopa foi entre Atlético de Madrid e Fiorentina, que defendia o título após passar por Rapid Viena, Zilina e Ujpest. O jogo ocorreu em maio no Hampden Park, em Glasgow, mas ficou empatado por 1 a 1 nos 120 minutos entre tempo normal e prorrogação. Como não havia disputa de pênaltis, foi preciso realizar uma partida extra. Porém, ela só aconteceu em setembro, no Neckarstadion, em Stuttgart. E deu Atleti por 3 a 0, gols de Miguel Jones, Jorge Mendonça e Joaquín Peiró.

A campanha do Atlético de Madrid:
10 jogos | 7 vitórias | 3 empates | 0 derrotas | 23 gols marcados | 7 gols sofridos


Foto Arquivo/Atlético de Madrid

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!