Tottenham Campeão da Recopa Europeia 1963

A terceira edição da Recopa Europeia, em 1963, foi especial para o futebol inglês. Motivo: foi nela que a Inglaterra conquistou seu primeiro título a nível continental, com o Tottenham Hotspur. O clube de Londres conseguiu a classificação para competição depois de ter vencido a Copa FA pela quarta vez, em 1962.

A Recopa teve mais um aumento no número de participantes, de 23 para 25. Os spurs iniciaram a campanha diretamente nas oitavas de final. Da primeira fase, o time aguardou o Rangers eliminar o Sevilla. A estreia contra os escoceses foi no White Hart Lane, com goleada inglesa por 5 a 2. A classificação foi confirmada no Ibrox Park, em Glasgow, na vitória por 3 a 2.

Nas quartas de final, o Tottenham enfrentou o Slovan Bratislava. O primeiro jogo foi disputado na Tchecoslováquia. Sem oferecer muita resistência, a equipe acabou derrotada por 2 a 0 no Leste Europeu. A segunda partida aconteceu em Londres, e os spurs precisavam de três gols, no mínimo. Em atuação histórica, o time fez o dobro disso e goleou por 6 a 0.

O adversário na semifinal também veio do leste, o OFK Belgrado. A partida de ida foi realizada na capital da Iugoslávia, e com uma atuação melhor fora o Tottenham venceu por 2 a 1, gols de John White e Terry Dyson. A volta foi no Wiht Hart Lane, e nova vitória por 3 a 1 classificou a equipe para a decisão, com gols de Dave Mackay, Cliff Jones e Bobby Smith.

A final da Recopa Europeia foi entre Tottenham e Atlético de Madrid, o defensor do título que superou Hibernians, Botev Plovdiv e Nürnberg. O encontro entre ingleses e espanhóis aconteceu na Holanda, no Estádio De Kuip, em Roterdã. E o que parecia ser difícil ficou fácil, pois os spurs envolveram totalmente o rival, principalmente no segundo tempo. Jimmy Greaves marcou duas vezes, assim como Dyson. White também fez um gol, e o Tottenham garantiu o título com goleada por 5 a 1.

A campanha do Tottenham:
7 jogos | 6 vitórias | 0 empates | 1 derrota | 24 gols marcados | 9 gols sofridos


Foto Harry Pot/Anefo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!