Coritiba Campeão Paranaense 1971

Maior campeão do Paraná, o Coritiba tem como principal forte vencer estaduais constantemente, alternando poucos períodos de jejum, longos ou não. Até 1971, o time tinha em sua galeria 19 taças e as maiores sequencias não passavam de alguns bicampeonatos. Pois foi exatamente naquele ano que o Coxa deu início a sua fase de maior domínio, que culminaria no hexacampeonato em 1976.

A primeira conquista da série de seis foi também a 20ª, iniciando uma década quase toda estrelada. O Paranaense de 1971 teve inicialmente a presença de 20 equipes, divididas em dois grupos de dez. Mas, no meio da primeira fase, Grêmio Oeste de Guarapuava e Apucarana desistiram e tiveram os jogos cancelados, reduzindo o torneio para 18 times e grupos de nove. As chaves eram regionalizadas em zona norte e zona sul, com os cinco primeiros colocados de cada formando a fase final em dois turnos.

O Coritiba integrou a chave sul, junto com os rivais curitibanos e mais cinco clubes do interior. Na estreia, empatou por 1 a 1 com o Rio Branco em Paranaguá. A primeira vitória veio na partida seguinte, por 2 a 0 sobre o Pontagrossense em casa, no Belfort Duarte (atual Couto Pereira). Em 16 jogos na primeira fase, o Coxa venceu oito, empatou seis e perdeu dois, somando 22 pontos e se classificando na terceira colocação, atrás de Athletico e Colorado, à frente de Água Verde e Pontagrossense.

Do grupo sul, passaram União Bandeirante, Paranavaí, Grêmio Maringá, Jandaia e Londrina, formando o decagonal decisivo com os demais classificados. O Coritiba sabia que era preciso aumentar o desempenho nas 18 partidas que teria. E assim foi. Se antes o time ficou atrás do Athletico, desta vez o rival não foi adversário direto na briga pelo título. O principal oponente do Coxa foi o União.

A campanha final teve início com vitória por 2 a 1 sobre o Jandaia fora de casa, seguida por mais dez vitórias, quatro empates e uma derrota até a antepenúltima rodada. O Coritiba chegava com 26 pontos na penúltima rodada, contra 23 do União Bandeirante, 23 do Colorado e 22 do Londrina. Bastava um ponto no confronto direto com o União, no Estádio Luís Meneghel, para o título ser confirmado. E ele veio, fora de casa, com 1 a 1 no placar e uma rodada de antecedência.

A campanha do Coritiba:
34 jogos | 20 vitórias | 11 empates | 3 derrotas | 54 gols marcados | 23 gols sofridos


Foto Arquivo/Coritiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.