O Remo conseguiu em 1975 seu 25º título paraense. A conquista também representou mais um tricampeonato na história do clube, pela quarta vez. O fato não acontecia desde 1954 e reafirmou o clube azulino como o principal do Norte brasileiro na metade da década de 1970.
Para chegar lá, o Leão Azul teve que passar por um torneio que foi tão rápido quanto confuso. Oito clubes participaram. Na primeira fase, todos se enfrentaram, mas com classificações separadas em dois grupos. Os dois primeiros de cada chave passaram ao quadrangular que apontou um finalista. A segunda fase foi disputada pelos três primeiros de cada grupo da etapa anterior. Novamente todos se enfrentaram, porém sem divisões em chaves. Os quatro primeiros foram ao quadrangular que determinou o outro finalista.
O Remo começou a campanha no grupo B, que teve ainda Tuna Luso, Tiradentes e Liberato de Castro. Na estreia, o time goleou o Sporting de Belém por 7 a 0 no Baenão. Nos seis jogos seguintes, vieram mais cinco vitórias e um empate, que deixaram os azulinos na liderança da chave com 13 pontos. No quadrangular, a goleada por 4 a 0 sobre o Castanhal, o empate por 1 a 1 com a Tuna Luso e a vitória por 1 a 0 sobre o Paysandu colocaram o Remo na decisão com cinco pontos.
A conquista da primeira fase deu dois pontos extras ao Leão na segunda etapa. Na estreia, a equipe fez 2 a 0 no Castanhal. Depois, obteve mais quatro vitórias e um empate. Com 11 pontos, o Remo liderou o hexagonal e foi ao quadrangular, onde fez 5 a 0 no Castanhal, 1 a 0 na Tuna Luso e empatou sem gols com o Paysandu. Novamente com cinco pontos, o Remo levou também a segunda fase e outros dois pontos extras para a final.
Como o regulamento não previa título antecipado, o time azulino precisou disputar a decisão contra o time de melhor campanha ao todo fora si próprio, que foi o rival Paysandu. Porém, a vantagem era toda do Leão que, com os dois pontos de bônus, podia ser campeão com um simples empate. Só haveria uma segunda partida caso ocorresse a derrota do Remo. Mas o time venceu o Repa por 2 a 1 no Baenão e conquistou outro título de maneira invicta.
A campanha do Remo:
19 jogos | 15 vitórias | 4 empates | 0 derrotas | 51 gols marcados | 7 gols sofridos
Foto Arquivo/Remo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.