Goiás Campeão Goiano 1975

No primeiro Campeonato Goiano realizado após a inauguração do Estádio Serra Dourada, em 1975, o Goiás chegou ao quarto título na história. E, a partir de então, iniciar um crescimento que o levaria a ser o maior campeão estadual algumas décadas depois.

Com um dos regulamentos mais simples para a época, a competição de 1975 teve a participação de 11 times. Na primeira fase, todos se enfrentaram uma vez, com o líder garantindo uma vaga na final. A segunda fase foi igual, com o primeiro colocado preenchendo a outra vaga na decisão.

A campanha do Esmeraldino começou na vitória por 3 a 1 em cima da Anapolina em casa. Depois, seguiu com mais cinco triunfos e quatro empates até o fim da primeira fase. O time ficou invicto, mas o excesso de empates prejudicou na classificação final. Com 16 pontos, o Goiás terminou na segunda posição do turno, um ponto atrás do Goiânia, que se classificou para a final.

O jeito foi ganhar a segunda fase. Na estreia, o Esmeraldino venceu novamente a Anapolina, desta vez por 2 a 0 e fora de casa. Em casa, a primeira vitória veio na segunda rodada, também por 2 a 0 e em cima do Atlético, em clássico disputado no Serra Dourada. Na sequência, a equipe emendou outras seis vitórias e dois empates, que a deixaram com 18 pontos. Com menos empates, o Goiás enfim conseguiu seu lugar na decisão, com dois pontos de vantagem em cima do surpreendente Itumbiara, que deixou para trás Goiânia, Atlético e Vila Nova.

A final do Goianão de 1975 foi um replay da decisão do ano anterior, entre Goiás e Goiânia. Mas o Esmeraldino queria que desta vez o resultado fosse diferente. O confronto aconteceu em melhor de três no Serra Dourada. Na primeira partida, o Goiás venceu por 1 a 0. O segundo jogo terminou empatado por 0 a 0, adiando a conquista verde e dando a esperança da virada aos alvinegros.

Na terceira partida, o Goiás entrou com a vantagem do empate, mas chegou ao título invicto com vitória por 3 a 0 e sem dar qualquer chance ao rival, que ali iniciou um interminável jejum de títulos.

A campanha do Goiás:
23 jogos | 16 vitórias | 7 empates | 0 derrotas | 42 gols marcados | 7 gols sofridos


Foto Arquivo/Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.