O primeiro título do Santos conquistado na era pós-Pelé foi o Campeonato Paulista de 1978. A 14ª taça do clube aconteceu em um torneio marcado pela sua extensão de dez meses, que atravessou a temporada, entre agosto de 1978 e junho de 1979. O atraso aconteceu porque a FPF não quis encurtar o regulamento nem concorrer com a CBD, que fez o Brasileirão de 1978 entre março e agosto, logo após o fim da edição de 1977. Era o começo de um efeito dominó que afetaria os principais times paulistas.
O Paulistão de 1978 teve 20 participantes. Na primeira fase, todos se enfrentaram, divididos em cinco grupos. Os dois melhores de cada chave disputaram o mata-mata que classificou os finalistas para a terceira etapa. A segunda fase foi igual a primeira, com nova organização de grupos. A terceira fase foi disputada com os finalistas das etapas anteriores, as quatro melhores campanhas somadas e as duas melhores médias de renda de público fora dos outros critérios. Estes dez times atuaram em turno único e separados em duas chaves, com os dois melhores passando para a fase final.
A campanha do Peixe teve início no empate por 1 a 1 com o Corinthians em casa. Nos outros 18 jogos da primeira fase, a equipe obteve mais oito igualdades, sete vitórias e três derrotas, que a deixaram na vice-liderança do grupo A, com 23 pontos. Nas quartas de final, passou pelo São Paulo ao empatar sem gols. Na semifinal, fez 1 a 0 na Ponte Preta e se garantiu na terceira etapa. Na final da primeira fase, o Santos levou 1 a 0 do Corinthians.
Na segunda fase, o time iniciou com derrota por 2 a 0 para a Francana, mas se recuperou com dez vitórias, quatro empates, além de quatro derrotas. A equipe liderou o grupo D, com 24 pontos, e, nas quartas, bateu por 2 a 1 a própria Francana. Na semifinal, porém, o Santos levou 2 a 1 da Ponte Preta.
O Alvinegro Praiano iniciou a terceira fase com goleada por 5 a 1 sobre o Botafogo de Ribeirão Preto. Nos outros oito jogos, venceu quatro e perdeu quatro, conseguindo a classificação em segundo lugar no grupo B, com apertados dez pontos e superando a Ponte Preta nos critérios de desempate. Na semifinal, Peixe venceu o Guarani por 3 a 1.
Na final, o Santos enfrentou o São Paulo em melhor de quatro pontos, com todas as partidas acontecendo no Morumbi. Na primeira, o Peixe venceu por 2 a 1. Na segunda, deu empate por 1 a 1. Na terceira, os alvinegros perderam por 2 a 0, e isso forçou a realização de uma prorrogação. Por ter melhor campanha, o Santos tinha a vantagem do empate no tempo extra. E conseguiu o título ao segurar o 0 a 0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.