Flamengo Campeão Carioca 1978

O ano de 1978 é um marco no futebol do Rio de Janeiro. Foi nesta temporada que aconteceu a fusão das federações carioca e fluminense, originando a FERJ. Foi também quando ocorreu a última edição do Campeonato Fluminense, vencido pelo Goytacaz, e o último Campeonato Carioca apenas com clubes da cidade do Rio, vencido pelo Flamengo.

Inicialmente, o Cariocão de 1978 foi concebido para ser uma fase classificatória ao Campeonato Especial em 1979. Mas a competição acabou convertida para valer como estadual de fato, antes da primeira edição unificada. Foram 12 participantes na disputa de dois turnos, a Taça Guanabara e a Taça Rio de Janeiro. O vencedor de cada turno teve vaga garantida na final, e os seis primeiros na classificação somada avançou para o torneio do ano seguinte.

Com um time promissor, o Flamengo deu início a era mais vencedora de sua história neste estadual. Na estreia da Taça Guanabara, goleou o São Cristóvão por 6 a 0. Na segunda rodada, fez 5 a 0 no Campo Grande. Nos demais nove jogos, o rubro-negro conseguiu mais cinco vitórias, três empates e uma derrota. Com 17 pontos, a equipe ficou empatada na liderança com Fluminense e Botafogo. Nesse caso, o regulamento determinava que o desempate entre mais três ou mais times seria feito no saldo de gols, e isto deu o título para o Fla (saldo 23, contra 17 de Flu e 10 de Bota).

Na segunda fase, o rubro-negro continuou a grande fase. O time começou com vitória por 2 a 1 sobre o America. Depois, fez 5 a 2 no Campo Grande, ficou no 2 a 2 com o Madureira, goleou o Fluminense por 4 a 0, fez 1 a 0 no Bangu e aplicou um histórico 9 a 0 na Portuguesa. Nas quatro partidas seguintes, o time obteve mais quatro vitórias. Porém, mesmo com a ótima campanha, ao fim da penúltima rodada o Flamengo era somente o vice-líder da Taça Rio de Janeiro, com 19 pontos, um a menos que o líder Vasco.

A última rodada reservou o clássico Flamengo x Vasco. Para os vascaínos, era a chance de ir para a final. Para os flamenguistas, a oportunidade de conquistar o título antecipado. No Maracanã, os dois times disputaram o Clássico dos Milhões e o rubro-negro venceu por 1 a 0, gol de Rondinelli, chegando ao 18º estadual na história.

A campanha do Flamengo:
22 jogos | 17 vitórias | 4 empates | 1 derrota | 60 gols marcados | 11 gols sofridos


Foto Arquivo/Manchete Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.