Foz Cataratas Campeão da Copa do Brasil Feminina 2011

Em 2011, aconteceu a quinta edição da Copa do Brasil Feminina. A já consolidada competição ocorreu entre agosto e novembro, após a realização da Copa do Mundo, e mais uma vez reuniu 32 equipes.

O torneio foi disputado com o mesmo formato 100% eliminatório, adotado em 2008. A única mudança foi a extensão para as oitavas de final da regra da vitória do visitante por três ou mais gols de diferença no jogo de ida, que encerra o confronto sem necessidade da volta.

A competição teve mais um campeão inédito, o Foz Cataratas. Fundado em 2010, em Foz do Iguaçu, no Paraná, o clube surgiu a partir da parceria entre o narrador Luciano do Valle e o educador físico Alekssandro Fogagnoli. Desde o início, o clube teve como foco a formação de uma equipe competitiva no cenário nacional. Em seu primeiro ano, venceu o Campeonato Paranaense. Em 2011, estreou na Copa do Brasil com o objetivo de consolidar o projeto, sob o comando do técnico Gezi Damasceno.

O Foz Cataratas iniciou sua campanha enfrentando o Flamengo de São Pedro, do Rio Grande do Sul. Na ida em casa, goleou por 9 a 0. Na volta fora, fez 5 a 1. Nas oitavas de final, o adversário foi o Kindermann. A equipe paranaense iniciou o confronto com derrota por 1 a 0 em Santa Catarina, mas venceu no Paraná por 2 a 0 e avançou.

Nas quartas de final, as "Poderosas do Foz" enfrentaram o Santos. Venceram por 2 a 1 em casa e empataram por 0 a 0 fora. Na semifinal, o adversário foi o Viana, do Maranhão. Após empates sem gols, tanto na ida fora quanto na volta em casa, o time paranaense venceu por 7 a 6 nos pênaltis.

Na decisão, o Foz Cataratas enfrentou o Vitória das Tabocas, time pernambucano que eliminou Tiradentes-PI, Caucaia, São Francisco-BA e Rio Preto. Na ida, em Vitória de Santo Antão, no Carneirão, as Poderosas venceram por 2 a 0, gols de Daiane Moretti. Na volta, em Foz do Iguaçu, no Estádio Pedro Basso, venceram por 3 a 0, com mais um gol de Moretti, além dos tentos de Nenê e Andressa Alves. O resultado garantiu ao clube, desativado em 2021, o maior título de sua história.

A campanha do Foz Cataratas:
10 jogos | 6 vitórias | 3 empates | 1 derrota | 23 gols marcados | 3 gols sofridos


Foto Christian Rizzi/Gazeta do Povo (gentilmente cedida por Bruno Zanette, a quem o blog agradece)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.