São José-SP Campeão da Copa do Brasil Feminina 2012

A Copa do Brasil Feminina chegou para 2012 com a vitalidade de sempre, fortalecendo a modalidade no calendário nacional. Em sua sexta edição, mais uma vez participaram 32 equipes de todo do Brasil.

O formato eliminatório da competição foi mantido, com confrontos de ida e volta desde a primeira fase até a final. Nas duas primeiras etapas, a equipe visitante podia eliminar o jogo de volta caso vencesse a primeira partida por dois ou mais gols de diferença.

Um dos mais tradicionais clubes de futebol feminino do país, o São José-SP chegou ao primeiro título da Copa do Brasil embalado pela conquista da Libertadores em 2011. A equipe contava com jogadoras experientes e jovens em ascensão, muitas com passagens pelas seleções de base e principal, o que dava consistência ao elenco para encarar a disputa nacional.

O São José estreou contra o Comercial-ES, vencendo fora de casa por 4 a 0, resultado que garantiu a classificação direta para as oitavas de final sem precisar da segunda partida. Na fase seguinte, o time enfrentou o Kindermann. O jogo de ida terminou empatado por 1 a 1 fora de casa, em Caçador. Na volta, disputada no Martins Pereira, em São José dos Campos, vitória por 1 a 0 garantiu a classificação.

Nas quartas de final, o adversário da Água do Vale foi o Foz Cataratas. A equipe perdeu o jogo de ida por 1 a 0 no Paraná, mas reverteu o confronto no Martins Pereira com vitória por 2 a 0. Na semifinal, o time enfrentou o São Francisco-BA. No jogo de ida, vitória por 4 a 1 em São José dos Campos. No jogo de volta, disputado na Bahia, venceu novamente, por 3 a 2.

Na final, o São José enfrentou o Centro Olímpico, time paulistano que passou por Duque de Caxias, Atlético-MG, Vasco e Vitória das Tabocas. No jogo de ida, no Martins Pereira, vitória azul por 1 a 0, com gol de Karen Rocha. Na partida de volta, no Pacaembu, a Águia venceu por 4 a 2 e levou o primeiro título da Copa do Brasil. Os gols foram marcados por Giovânia, Fran e duas vezes Michele Carioca.

A campanha do São José-SP:
9 jogos | 7 vitórias | 1 empate | 1 derrota | 20 gols marcados | 7 gols sofridos


Foto Marcelo Ferrelli/Gazeta Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.