Deu Galo mais uma vez! O Atlético foi tetracampeão mineiro em 1981, o 28º título estadual na história do clube. A conquista foi garantida depois de dois momentos distintos na disputa, um de oscilação e outro de dominância quase total.
O torneio foi disputado por 12 times. Na primeira fase, todos se enfrentaram em dois turnos, e os seis primeiros colocados se classificaram. Na fase final, os seis classificados disputaram mais dois turnos em um hexagonal valendo o título.
A campanha do Atlético no estadual começou na derrota por 2 a 1 para a Caldense em Poços de Caldas. A primeira vitória aconteceu na segunda rodada, na goleada por 4 a 0 sobre o Uberlândia em Belo Horizonte. Nos outros 20 jogos, o Galo fez mais dez vitórias, seis empates e quatro derrotas, com a soma de 28 pontos. A equipe se classificou em segundo, mas cinco pontos atrás do líder Cruzeiro.
Atlético e Cruzeiro foram à fase final junto com América, Villa Nova, Uberaba e Caldense. Era preciso vacilar menos para encurtar a distância para o maior rival e buscar o tetra. Na estreia do hexagonal, no Mineirão, o Galo fez 4 a 0 no Villa Nova. Depois, a equipe engatou uma grande sequência de resultados no primeiro turno: 1 a 0 no América, 3 a 0 na Caldense, 1 a 1 com o Cruzeiro e 2 a 1 no Uberaba.
No segundo turno, a invencibilidade seguiu com a goleada por 5 a 2 sobre o Villa Nova, no empate sem gols com a Caldense e na vitória por 1 a 0 sobre o América. Em oito rodadas, o Atlético somou 14 pontos na liderança do hexagonal final. Em segundo, estava o Cruzeiro com 11 pontos.
O Atlético recebeu o Uberaba no Mineirão para a nona rodada. Com três pontos de vantagem para o Cruzeiro, qualquer vitória anteciparia o título para o Galo em uma partida. E assim o fez, vencendo por 2 a 0, com gols de Toninho Cerezo e Reinaldo. A taça foi entregue na última rodada, com mais 2 a 0 sobre o arquirrival.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.