ABC Campeão Potiguar 1983

O Rio Grande do Norte teve um novo dono em 1983. Após cinco anos e com uma avassalador ataque de mais de 100 gols, o ABC reconquistou o título potiguar e chegou ao número de 37 títulos estaduais, à época já um recorde absoluto no Brasil.

O torneio reuniu oito participantes em três fases. Em todas, os times se enfrentaram em turno único e os quatro melhores avançaram para um quadrangular de dois turnos. O líder de cada quadrangular se classificou para a fase final com um ponto extra.

A trajetória do ABC teve início na vitória por 2 a 1 sobre o Riachuelo. Nas seis partidas seguintes, venceu quatro e empatou duas, terminando a primeira fase na liderança com 12 pontos. No quadrangular, o time alvinegro superou Baraúnas, América e Potiguar de Mossoró com cinco vitórias e uma derrota em seis jogos, somando dez pontos e conquistando a vaga na decisão.

Na segunda fase, o ABC estreou mais uma vez contra o Riachuelo, e venceu por 3 a 0. Na sequência, o Elefante venceu todas as outras seis partidas e confirmou outra liderança com 100% de aproveitamento. No quadrangular, a coisa foi mais apertada. Com quatro vitórias e duas derrotas, a equipe somou oito ponto e ficou à frente de Alecrim e Riachuelo, mas empatada com o América. Três jogos de desempate foram necessários para a definição do ganhador da etapa: o ABC perdeu o primeiro por 1 a 0, mas venceu o segundo por 3 a 0 e o terceiro por 1 a 0, o que valeu um segundo ponto extra na fase final.

O ABC começou a terceira fase com empate por 2 a 2 sobre o Baraúnas. Nos outros seis jogos, empatou mais dois e venceu quatro, o que deixou o time com 11 pontos e em terceiro lugar, com um empate tríplice com América e Alecrim. No quadrangular, o Elefante venceu três vezes, perdeu outras três e ficou com seis pontos, metade em relação ao América, que ficou em primeiro e se classificou à final.

A final do Potiguar voltou a ser decidida entre ABC e América. Com dois pontos de bonificação das fases anteriores, o time alvinegro entrou com a vantagem de ser campeão já na primeira partida, caso não a perdesse. Aos alvirrubros, uma vitória forçaria um segundo confronto. No Castelão, em Natal, o Elefante soube jogar com o regulamento e ficou no empate por 1 a 1. O resultado deu o título ao ABC e evitou o que seria o penta do América.

A campanha do ABC:
43 jogos | 30 vitórias | 6 empates | 7 derrotas | 110 gols marcados | 39 gols sofridos


Foto Arquivo/ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.