Criciúma Campeão da Copa do Brasil 1991

Ainda sem engrenar comercialmente, a Copa do Brasil seguiu para a terceira edição em 1991. E se nas duas primeiras, as zebras quase beliscaram o título, desta vez não escapou. A taça ficou com o Criciúma, que ao mesmo tempo disputava a Série B do Brasileirão e que sequer passou da primeira fase nesta competição.

Mas não dá para dizer que a conquista foi surpreendente. O Tigre já havia sido semifinalista em 1990, e na época nem todos os clubes ditos “grandes” se classificavam, pois o máximo para cada Estado eram duas vagas. A força do Heriberto Hülse também foi um dos fatores fundamentais para a conquista, invicta. No comando do time estava Luiz Felipe Scolari, e foi este trabalho que o projetou nacionalmente.

Na primeira fase, o Criciúma enfrentou o Ubiratan, do Mato Grosso do Sul. Na ida, empate por 1 a 1 fora de casa. Na volta, goleada por 4 a 1 em Santa Catarina. Nas oitavas de final, o Tigre eliminou o Atlético-MG ao vencer o primeiro jogo por 1 a 0 em casa, e o segundo pelo mesmo resultado, no Mineirão.

Nas quartas, o carvoeiro teve pela frente o Goiás, na revanche da semifinal de 1990. A primeira partida aconteceu no Serra Dourada, em Goiânia, e acabou empatada por 0 a 0. O segundo jogo foi no Heriberto Hülse, e o Criciúma obteve a classificação com uma histórica vitória por 3 a 0.

Na semi, foi a vez de encarar o Remo. A ida foi realizada no Baenão, em Belém. Com gol do atacante Soares, o Tigre voltou de lá com a vitória e a vantagem de 1 a 0. A volta foi disputada no Heriberto Hülse, e com outro tento de Soares, além de um contra dos paraenses, o Criciúma venceu por 2 a 0 e se colocou na decisão.

A final foi contra o Grêmio, que lidava com o rebaixamento no Brasileirão. Todavia, na Copa bateu Auto Esporte-PB, Fluminense de Feira, Corinthians e Coritiba. O primeiro jogo foi no Olímpico, em Porto Alegre, mas os carvoeiros não ligaram para isso. Vilmar fez o gol do Criciúma no empate por 1 a 1 que deixou o time em vantagem. No Heriberto Hülse, para quase 20 mil torcedores, outra igualdade, mas sem gols, deu o título merecido para o Tigre, o primeiro nacional de um clube catarinense.

A campanha do Criciúma:
10 jogos | 6 vitórias | 4 empates | 0 derrotas | 14 gols marcados | 3 gols sofridos


Foto Arquivo/Criciúma

Um comentário:

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!