Internacional Campeão da Copa do Brasil 1992

Em 1992, a Copa do Brasil completou quatro edições correndo perigo em sua continuidade. 
A televisão custava a se interessar pela competição e a audiência era baixa. A conclusão em 1991 também não ajudou, com semifinais consideradas de pouco apelo: Criciúma x Remo (ambos na Série B) e Grêmio x Coritiba (um rebaixado, outro na segunda divisão).

Uma manobra da CBF para tentar impulsionar a Copa do Brasil foi a transferência dela para o segundo semestre, em oposição à disputa do Brasileirão, que era no início da temporada, e em paralelo aos estaduais. Outras novidades foram as entradas dos campeões do Amapá e de Rondônia, aumentando a lista para 25 Estados.

Dentro de campo, o Internacional foi campeão com atuações brilhantes, tidas em sua maioria pelos gols de Gerson, artilheiro que na época convivia com polêmicas a respeito de sua saúde, com suspeita até mesmo de ele ser portador do HIV (ele faleceria em 1994). O Colorado começou a campanha contra o Muniz Freire, do Espírito Santo, o qual eliminou com vitórias por 3 a 1 fora de casa, e por 5 a 0 no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Nas oitavas de final, o Inter enfrentou o Corinthians. A primeira partida aconteceu no Pacaembu. Com uma atuação memorável, os gaúchos conseguiram, em plena São Paulo, golear por 4 a 0 e abrir excelente vantagem. Em casa, o empate sem gols não fez diferença para a classificação.

Nas quartas, foi a vez de encarar o Grêmio. Os dois clássicos, primeiro no Olímpico e depois no Beira-Rio, terminaram empatados por 1 a 1. Nos pênaltis, o Inter fez o básico e venceu o arquirrival por 3 a 0. Na semifinal, o Colorado derrubou o Palmeiras com duas vitórias, por 2 a 0 no Palestra Itália, e por 2 a 1 em Porto Alegre.

O Internacional enfrentou o Fluminense na final. Os cariocas superaram no mata-mata Picos, Sergipe, Criciúma e Sport. A ida foi disputada nas Laranjeiras, e o Colorado não conseguiu um bom resultado: derrota por 2 a 1. O gol que amenizou a desvantagem foi marcado por Caíco. A volta foi no Beira-Rio, de forma que a vitória por 1 a 0 já bastava para o título. Mas o gol só saiu aos 43 minutos do segundo tempo, num pênalti batido por Célio Silva.

A campanha do Internacional:
10 jogos | 6 vitórias | 3 empates | 1 derrota | 20 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto Adolfo Gerchmann/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!