A primeira Copa do Brasil foi sucesso em campo e “fracasso” fora dele. A final entre Grêmio e Sport foi considerada de baixo apelo para a televisão, e tanto Globo quanto Bandeirantes deixaram de fazer as transmissões a partir de 1990. Apenas emissoras públicas ou regionais passaram os jogos a partir daquele ano, e isso prejudicou muito a competição na época.
Ainda assim, o modelo de torneio era tido como bom, porque agradava a CBF e as federações estaduais. O regulamento de 32 participantes foi mantido, e com a entrada do Acre no profissionalismo, a divisão passou a ser de 23 campeões e nove vices.
O título de 1990 ficou com o Flamengo, que se redimiu do vexame dado na semifinal em 1989. No primeiro ano após a aposentadoria de Zico e com o lateral Júnior liderando um elenco de jovens promessas, o rubro-negro iniciou a jornada contra o Capelense, de Alagoas. Na ida, goleou por 5 a 1 na Gávea. Na volta, 4 a 0 fora de casa, no interior alagoano.
Nas oitavas de final, o Fla enfrentou o Taguatinga, do Distrito Federal. Novamente, a primeira partida aconteceu no Rio de Janeiro, com vitória flamenguista por 2 a 0. O segundo jogo foi no Serejão (hoje Boca do Jacaré), e acabou com empate por 1 a 1. Nas quartas, o Flamengo eliminou o Bahia com outro empate por 1 a 1, na Fonte Nova, e vitória por 1 a 0 no Mário Helênio, na mineira Juiz de Fora.
Na semifinal, o rubro-negro encarou o Náutico. A primeira partida aconteceu em Juiz de Fora, que virou a casa do Flamengo até a final. E o time carioca abriu uma grande vantagem de 3 a 0 logo na ida. Assim, a volta nos Aflitos, em Recife, foi tranquila. O empate por 2 a 2 colocou o Fla pela primeira vez na final.
A decisão da Copa do Brasil de 1990 foi disputada contra o Goiás, que passou por Cruzeiro, Operário-MS, Atlético-MG e Criciúma. O primeiro jogo foi realizado no Mário Helênio, em Juiz de Fora. Em uma quinta-feira à tarde, apenas 2.437 torcedores viram o zagueiro Fernando marcar de cabeça o 1 a 0 que deu a vantagem ao Flamengo. Na segunda partida, no Serra Dourada, em Goiânia, os cariocas seguraram o 0 a 0 e ficaram com o título invicto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.