Palmeiras Campeão Brasileiro 1967 (Robertão)

O Torneio Roberto Gomes Pedrosa, como campeonato nacional, surgiu em 1967, quando o antigo Torneio Rio-São Paulo foi ampliado com clubes de outros estados, passando a ser conhecido como "Robertão". Este torneio foi a primeira competição a englobar os principais clubes do país e também o primeiro a alcançar uma fórmula vencedora e lucrativa aos seus clubes participantes. Na primeira edição, este campeonato foi organizado pelas federações Carioca e Paulista de futebol. A partir de 1968, a CBD assumiu a organização do torneio e passou a denominá-lo oficialmente de Taça de Prata.

Na edição de estreia, em 1967, participaram 15 times dos estados de São Paulo, Guanabara, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Eles foram divididos em dois grupos, mas se enfrentaram todos contra todos. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançaram para o quadrangular final. O Palmeiras ficou no grupo B. Ao final das 14 rodadas, liderou com sete vitórias, cinco empates e duas derrotas, seguido pelo Grêmio. Do grupo A, se classificaram Corinthians e Internacional.

O quadrangular final virou um duelo entre SP e RS. O alviverde estreou contra o Internacional, e venceu em Porto Alegre por 2 a 1. No clássico com o Corinthians e na partida fora de casa com o Grêmio, dois empates. Na virada de turno, o Verdão empatou pela terceira vez ao receber o Internacional no Pacaembu. Na penúltima rodada, vitória sobre o Corinthians no Morumbi por 1 a 0.

Líder do quadrangular, recebeu o já eliminado Grêmio no Pacaembu. Frustrando qualquer esperança colorada e corintiana, que se enfrentavam no Sul, o Palmeiras derrotou o time gaúcho por 2 a 1, gols de César Maluco, conquistando assim seu segundo título brasileiro, o primeiro no novo formato.

A campanha do Palmeiras:
20 jogos | 10 vitórias | 8 empates | 2 derrotas | 39 gols marcados | 26 gols sofridos


Foto Arquivo/Gazeta Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!