Flamengo Campeão Brasileiro 1980

O ano de 1980 foi de muitas mudanças no futebol brasileiro. A CBD foi desmembrada em várias entidades, uma para cada modalidade. Nasceu a CBF, que passou a organizar o futebol. Depois, os times tradicionais pressionaram a confederação a reformar o Campeonato Brasileiro, que crescia ano a ano em participantes. Dos 94 times em 1979, ficaram 40 para a nova Taça de Ouro de 1980.

Por outro lado, foi ressuscitada a segunda divisão, com sistema misto de acesso. Alguns times subiam no mesmo ano, outros para o ano seguinte, e não havia rebaixamento. Também foi criada a terceira divisão. Os campeonatos estaduais começaram a servir como critério técnico para o preenchimento das vagas nas três divisões. E em meio a isso, surgiu mais uma força que dominou o futebol na década de 80: o Flamengo de Zico, Júnior, Nunes, Leandro e Adílio.

Na primeira fase da Taça de Ouro, os times foram divididos em quatro grupos. O Rubro-negro ficou no grupo 3, e começou bem o campeonato, ficando na segunda posição, com cinco vitórias, três empate e uma derrota. Com 13 pontos, fez dois a menos que o líder Santos. Sete times por grupo se classificaram.

Na segunda fase, essas 28 equipes se juntaram a outras quatro oriundas da Taça de Prata, se dividindo em oito grupos. O Flamengo ficou no grupo 6, com Palmeiras, Santa Cruz e Bangu, e não perdeu nenhum dos seis jogos. Liderou com quatro vitórias, dois empates e 10 pontos, e passou de fase ao lado do Palmeiras.

Na terceira fase, 16 classificados formaram mais quatro grupos, agora com jogos em turno único. O Fla ficou no grupo 3, com Santos, Desportiva do Espírito Santo e Ponte Preta. Vencendo dois jogos e empatando um, o Rubro-negro se classificou para a semifinal com cinco pontos.

Na semifinal, o Flamengo enfrentou o Coritiba. No primeiro jogo, no Couto Pereira, vitória do Mengão por 2 a 0. Mesmo com a classificação encaminhada, levou sustos no jogo da volta no Maracanã, mas venceu por 4 a 3 e foi à final contra o Atlético-MG, que se vingou de 1976 e eliminou o Internacional.

Tida como a maior final de Brasileirão da história, Flamengo e Atlético-MG colocaram frente a frente times históricos. No primeiro jogo, o Flamengo segurou quase tudo, mas sofreu uma derrota apertada por 1 a 0 no Mineirão. Com a melhor campanha e a vantagem de jogar por um saldo de gols zerado, bastava ao Flamengo vencer no Maracanã. Tão apertando quanto a ida, o Flamengo ficava na frente do placar, e o Atlético-MG empatava. Isso aconteceu duas vezes, até que na terceira Nunes fez o gol da vitória por 3 a 2 e do primeiro título brasileiro do Flamengo.

A campanha do Flamengo:
22 jogos | 14 vitórias | 6 empates | 2 derrotas | 46 gols marcados | 20 gols sofridos


Foto Arquivo/Flamengo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!