Internacional Campeão Brasileiro 1979

O ápice da bizarrice foi o número de times participantes do Brasileiro de 1979. A CBD, em seu último ano de atividade, colocou 94 equipes para participar da Copa Brasil. Foi tanta desorganização que Corinthians, Portuguesa, Santos e São Paulo desistiram antes do começo. Alheio aos fatos, o Internacional renovava sua geração vencedora na década de 70 e premiava seu torcedor com mais uma taça.

Na primeira fase do torneio, 80 times foram divididos em dez grupos. O Inter ficou no grupo 7, e ao final de nove rodada terminou a fase na liderança, com seis vitórias e três empates. Com 15 pontos, se classificou com outros sete times.

Na segunda fase, 44 times se juntaram a mais 12 de São Paulo e Rio de Janeiro, e se dividiram em oito grupos. O Colorado entrou no grupo 3, e ficou mais uma fase sem perder. Com quatro vitórias e três empates, o Internacional liderou o grupo com 11 pontos, um a mais que o vice Atlético-PR. Ambos avançaram, junto com outros 12 times.

Na terceira fase, os 14 classificados se juntaram a Guarani e Palmeiras, os finalistas do ano anterior, e se dividiram em quatro grupos. O Inter ficou no grupo 3. Em três rodadas, venceu Goiás, Cruzeiro e Atlético-MG (por W.O.) e conseguiu a classificação para a semifinal com seis pontos. Coritiba, Palmeiras e Vasco foram os outros sobreviventes da maratona.

Na semifinal, o Colorado enfrentou o Palmeiras, reeditando o confronto de 1978. A sorte mudou lado com a vitória colorada no Morumbi por 3 a 2. No Beira-Rio, o Inter confirmou a vaga na final com empate em 1 a 1.

A final foi disputada contra o Vasco. Com justiça, dois times invictos chegaram no último confronto, e só um continuaria com esse status. O jogo de ida foi no Maracanã, e o Internacional tratou de escrever a história para seu lado com a vitória por 2 a 0. No Beira-Rio, outra vitória por 2 a 1 confirmou o terceiro título para os gaúchos. O último que conseguiu a façanha sem perder nenhuma partida.

A campanha do Internacional:
23 jogos | 16 vitórias | 7 empates | 0 derrotas | 40 gols marcados | 13 gols sofridos


Foto J. B. Scalco/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!