Guarani Campeão Brasileiro 1978

O Brasileirão continuou cada vez mais inchado. A edição de 1978 da Copa Brasil contou com a participação de 74 times, e elas viram de perto despontar uma surpresa do interior paulista. O Guarani de Campinas, que revelou o atacante Careca, foi o primeiro clube do interior de um estado a vencer um título nacional.

Na primeira fase, os clubes formaram seis grupos com jogos em turno único, classificando para a segunda fase os seis primeiros de cada grupo. Os restantes foram para a repescagem. E aquela já famosa regra do ponto extra foi alterada, sendo concedido para vitórias por mais de três gols de diferença.

O Bugre começou o torneio no grupo 4, e até então sua campanha foi mediana. Em quinto lugar, fez cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas, marcando 16 pontos (dois extras). Ficou seis distante do líder Vasco.

Na segunda fase, 36 times se juntaram em quatro grupos, com vagas para os seis primeiros lugares e o melhor pontuador entre os eliminados. O rendimento bugrino seguiu o mesmo, e o time avançou na quarta posição do grupo 4, com três vitórias, três empate e duas derrotas, fazendo 11 pontos (dois extras) e terminando três pontos atrás do novamente líder Vasco. Na repescagem, 38 times se dividiram em quatro grupos, com o líder de cada e o melhor pontuador entre os outros se classificando. 

Na terceira fase, 32 times se dividiram em quatro grupos, com vagas para os dois primeiros de cada. Foi aqui que o Guarani começou a mostrar sua verdadeira força, liderando o grupo 1 com seis vitórias e um empate. Com 15 pontos (dois extras), ficou dois a frente do vice Internacional. Oito times restantes fizeram o mata-mata.

Nas quartas de final, o Bugre enfrentou o Sport. Na Ilha do Retiro, o Guarani já encaminhou a classificação vencendo por 2 a 0. No Brinco de Ouro, mais 4 a 0 colocaram o time na semifinal. Na semifinal, o reencontro com o Vasco foi feliz para os campineiros. Vitória por 2 a 0 em Campinas e por 2 a 1 no Rio de Janeiro colocaram o Guarani na final história contra o Palmeiras.

O primeiro encontro entre os verdes foi no Morumbi. E o Bugre voltou da capital com a vitória na mão por 1 a 0, gol de Zenon. Na volta, o Brinco de Ouro lotou para ver Careca marcar o único gol do jogo, e do título brasileiro do Guarani.

A campanha do Guarani:
32 jogos | 20 vitórias | 8 empates | 4 derrotas | 57 gols marcados | 22 gols sofridos


Foto Arquivo/Guarani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!