Grêmio Campeão Brasileiro 1981

Em seu segundo ano com o novo nome, a Taça de Ouro de 1981 contou com algo inédito: a repetição no número de participantes, com 40 times entrando no começo e outros quatro subindo da segunda divisão na mesma temporada. Já o regulamento foi levemente alterado. A terceira com 16 times em quatro grupos foi extinta, se tornando em mata-mata com oitavas de final.

A classificação pelos estaduais fez a sua primeira vítima neste ano. O Palmeiras fez um péssimo Paulista em 1980 e teve de começar na Taça de Prata. Na outra ponta aparecia o Grêmio, que depois de ver o rival empilhar três taças nacionais, começava a virar a gangorra.

Na primeira fase, os 40 times formaram quatro grupos. O Tricolor ficou no grupo 2, fazendo uma campanha dentro da regularidade. Na quarta posição, fez quatro vitórias, dois empates e três derrotas. Com dez pontos, ficou quatro distante da líder Portuguesa. Sete equipes saíram classificadas dos grupos para a segunda fase. Essas 28 equipes de encontraram com as quatro que vieram da segunda divisão, formando oito grupos.

O Grêmio entrou no grupo 5, com Fortaleza, Inter de Limeira e São Paulo, no que se tornou um prenúncio do desfecho do campeonato. Nessa "prévia" da final, o time paulista foi melhor, deixando o Tricolor Gaúcho na vice-liderança do grupo com quatro vitórias e duas derrotas. O time gaúcho marcou oito pontos, contra nove dos paulistas. Ambos se classificaram para o mata-mata, com outros 14 times.

Nas oitavas de final, o Grêmio enfrentou o Vitória. Perdeu a ida na Fonte Nova por 2 a 1, mas devolveu 2 a 0 na volta, no Olímpico. Nas quartas de final, o adversário foi o Operário do Mato Grosso do Sul. O Tricolor venceu por 2 a 0 em Porto Alegre, e se classificou com vitórias pelo placar mínimo em Campo Grande.

Na semifinal, o Grêmio encarou a Ponte Preta. O primeiro jogo foi no Moisés Lucarelli, e o Tricolor saiu vencedor por 3 a 2. O segundo jogo registrou o maior público da história do Olímpico (98 mil pessoas), mas o Grêmio perdeu por 1 a 0, se classificando para a final por ter melhor campanha.

Na final, o reencontro com o São Paulo. Em dois jogos complicados, o Grêmio mostrou raça e o nascimento do seu espírito copeiro. Na ida dentro do Olímpico, o Tricolor Gaúcho saiu perdendo, mas virou a partida com dois gols de Paulo Isidoro. Com 2 a 1 de vantagem, só precisava segurar o time paulista no Morumbi. E conseguiu vencer novamente, por 1 a 0 em golaço de Baltazar. O Grêmio conquistava seu primeiro título do Brasileirão.

A campanha do Grêmio:
23 jogos | 14 vitórias | 2 empates | 7 derrotas | 32 gols marcados | 21 gols sofridos


Foto Ronaldo Kotscho/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!