Internacional Campeão Brasileiro 1975

O Brasileiro de 1975 passou por mais uma mudança de nome. Saiu o Campeonato Nacional, entrou a Copa Brasil. Em relação aos dois anos anteriores, o torneio ganhou mais dois times, somando 42. E nesta temporada, o Brasil viu surgir para a história mais um esquadrão, o Internacional de Manga, Figueroa, Carpegiani, Falcão e Valdomiro. Fora de campo, a regra maluca da vez era a adição de um ponto extra aos times que vencessem por mais de dois gols de diferença.

Na primeira fase, os 42 times foram divididos em quatro grupos. O Inter entrou no grupo D, com mais dez adversários. Jogando em chave cruzada com o grupo C, o Colorado liderou com oito vitórias, dois empates e uma derrota. Fez 23 pontos, sendo cinco vindos da regra do ponto extra. De cada grupo, se classificaram cinco equipes. As restantes foram para uma repescagem.

Na segunda fase, os 20 times foram divididos em mais dois grupos, e o Internacional ficou no grupo B. Agora com jogos dentro do próprio grupo, foi líder mais uma vez, com cinco vitórias, quatro empates e uma derrota. O Santa Cruz fez uma campanha igual. Mas os pontos extras fizeram a diferença. Foram cinco do Inter e só dois dos pernambucanos. No total, 19 aos colorados. Com ambos, avançaram mais quatro equipes do grupo. Na repescagem, 22 times se dividiram em quatro grupos, e o líder de cada um se classificou.

Na terceira fase, os 16 times se dividiram em outros dois grupos. O Inter ficou no grupo B novamente, mas dessa vez perdeu na briga para o Santa Cruz. Se classificou na vice-liderança, com quatro vitórias, dois empates e uma derrota. Foram 12 pontos (dois extras). Na semifinal, o Colorado foi obrigado a jogar a partida única fora de casa. No Maracanã, contra o Fluminense, o Internacional mostrou sua regularidade e calou 97 mil torcedores com a vitória por 2 a 0. Na outra chave, o Cruzeiro eliminou o Santa Cruz também com vitória fora.

A melhor campanha colorada ao longo do campeonato premiou o time com o mando de jogo da final única no Beira-Rio. Internacional e Cruzeiro fizeram um jogo tenso. Mas que culminou no título do Inter. Figueroa marcou de cabeça o "Gol Iluminado" do título. Ele estava posicionado no único ponto do gramado com a luz do sol. Internacional campeão brasileiro.

A campanha do Internacional:
30 jogos | 19 vitórias | 8 empates | 3 derrotas | 51 gols marcados | 12 gols sofridos


Foto Arquivo/Zero Hora

Um comentário:

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!