quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Internacional Campeão Brasileiro 1976

A Copa Brasil de 1976 sofreu mais um aumento no número de times, passando a contar com 54 equipes. Outras coisas não mudaram, como o ponto extra para vitória por mais de dois gols de diferença, e o Internacional chegando forte rumo ao título. Na primeira fase, os times foram divididos em seis grupos, se classificando para a segunda fase os quatro primeiros de cada grupo, e os cinco restantes se movendo para a repescagem.
O Inter jogou no grupo 1 e liderou a fase inicial com folgas. Foram sete vitórias e uma derrota, somando 20 pontos ao todo (seis extras). Ao seu lado, Grêmio, Santos e Palmeiras avançaram. Na segunda fase, 24 times se dividiram em quatro grupos. O Colorado ficou no grupo 1, e manteve a tranquilidade, com uma classificação invicta. Quatro vitórias e um empate somaram 13 pontos (quatro extras). Das seis equipes do grupo, Botafogo-SP e Fluminense avançaram também. Na repescagem, 30 times se dividiram em seis grupos, e o líder de cada um se classificou. Na terceira fase, 18 times se separaram em mais dois grupos, e o Internacional se colocou no grupo 1 mais uma vez. Ao final das oito rodadas, o Inter conseguiu a vaga em outra liderança, com seis vitórias e duas derrotas. Empatado em 12 pontos com o Corinthians, os pontos extras deixaram o time gaúcho em primeiro (5 a 2). Do outro grupo, Fluminense e Atlético-MG completaram a semifinal. Repetindo a fórmula da partida única do ano anterior, o Colorado recebeu o time mineiro no Beira-Rio. Favorito, o Internacional venceu por 2 a 1, de virada. No outro confronto, o Corinthians protagonizou a invasão do Maracanã, e eliminou o Fluminense nos pênaltis.
Na grande final, Porto Alegre foi o palco mais uma vez. Na arquibancada, o Inter evitou uma nova entrada em massa de torcedores paulistas. Dentro de campo, o Corinthians tinha o peso de 22 anos sem títulos e o Internacional vinha de um octacampeonato gaúcho. Isso acabou fazendo a diferença, e o Inter chegou ao bicampeonato brasileiro com uma vitória por 2 a 0.


Foto Arquivo/Internacional