Vasco Campeão Brasileiro 1974

Apenas 20 dias depois do término do Brasileiro de 1973, iniciou a disputa do Brasileiro de 1974. O número de participantes no Campeonato Nacional se manteve em 40 equipes. Tudo acabou concentrado somente uma divisão com dois grupos de 20, mas com um critério de desempate maluco: a maior média de público nos jogos em casa entre os times que terminassem para baixo da 10ª posição de cada grupo. 

Junto, se classificavam os dez primeiros de cada grupo, mais as duas melhores campanhas fora da classificação independente do grupo. O Vasco, com Roberto Dinamite surgindo com seus gols, ficou no grupo A.

No final da primeira fase, o time da Colina encerrou as 19 rodada na sétima posição do grupo, com sete vitórias, oito empate e quatro derrotas. Com 22 pontos, ficou oito atrás do líder Grêmio. Os 24 times classificados para a segunda fase acabaram divididos em quatro grupos. O Vasco ficou no grupo 2, com outros cinco times.

Em turno único, o Vasco ficou invicto e eliminou Vitória, Atlético-MG, Corinthians, Nacional-AM e Operário de Campo Grande. Foram três vitórias e dois empate, somando oito pontos. O Vasco avançou para o quadrangular final com Cruzeiro, Internacional e Santos. Na primeira rodada das finais, o Vasco superou por 2 a 1 o Santos no Maracanã, enquanto Internacional e Cruzeiro só empataram.

Na segunda rodada, empate vascaíno no Mineirão, e vitória do Santos sobre os gaúchos. Na última rodada, o Vasco cedeu empate ao Internacional em casa, e viu o Cruzeiro empatar em pontos com a vitória sobre o time paulista.

Cruzeiro e Vasco ficaram empatados em primeiro lugar com quatro pontos. Nesse caso, o regulamento previa um jogo extra entre eles em Belo Horizonte, em função da melhor campanha do Cruzeiro em todo o campeonato. Mas o time carioca foi à Justiça, alegando uma agressão cruzeirense ao árbitro na segunda rodada. Com isso, o mando do jogo foi invertido, e no Maracanã, o Vasco venceu na raça por 2 a 1, assim celebrando seu primeiro título brasileiro.

A campanha do Vasco:
28 jogos | 14 vitórias | 10 empates | 4 derrotas | 35 gols marcados | 17 gols sofridos


Foto Fernando Pimentel/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!