Flamengo Campeão da Copa dos Campeões 2001

O primeiro semestre de 2001 foi ótimo para o Flamengo. Campeão carioca pela terceira vez seguida em cima do Vasco, com aquele gol de falta de Petkovic, se classificou para a Copa dos Campeões nas cidades de Maceió e João Pessoa. O regulamento da competição continuou quase o mesmo em relação ao ano de estreia. A vaga para a Libertadores era o seu atrativo, no hiato que sobrava no futebol brasileiro na época, entre o fim dos estaduais em junho, e o início do Brasileirão em agosto.

Os campeões do Centro-Oeste e do Norte, mais o vice do Nordeste participaram da fase preliminar, com São Raimundo-AM e Sport eliminando o Goiás. O mata-mata para valer começou após esta fase, e o Rubro-Negro enfrentou o Bahia, que era o campeão do Nordeste. A vitória por 4 a 2 na ida deixou a situação encaminhada para o Mengão, que tornou a vencer na volta, por 2 a 0.

Na semifinal, o Flamengo encarou o Cruzeiro, campeão da Sul-Minas. O empate sem gols no primeiro jogo parecia que iria tornar o confronto mais complicado. Mas no segundo jogo o Rubro-Negro descomplicou com a vitória por 3 a 0 e vaga na final. O São Paulo, campeão do Rio-SP que passou pelo Coritiba, vice da Sul-Minas, seria o oponente do Fla.

A única mudança em relação a 2000 foi vista na final. Ela deixou de ser em partida única para se tornar em ida e volta. O primeiro confronto foi no Almeidão, em João Pessoa. O Flamengo começou avassalador, fazendo 3 a 1 no primeiro tempo. Mas o São Paulo reagiu, encostou no placar, obrigando os cariocas a buscarem mais o ataque. No fim, acabou 5 a 3 para o Mengo.

E quem achou que o segundo jogo seria mais tranquilo, se enganou, pois a porteira no Rei Pelé, em Maceió, continuou aberta para os dois lados. Os paulistas tentaram reverter o resultado saindo na frente, mas sofreram a virada flamenguista na etapa final. Não satisfeito, o São Paulo virou outra vez no fim, vencendo por 3 a 2. No placar agregado, o Flamengo venceu por 8 a 6 e conquistou sua primeira e única Copa dos Campeões, além da passagem para a Libertadores de 2002.

A campanha do Flamengo:
6 jogos | 4 vitórias | 1 empate | 1 derrota | 16 gols marcados | 8 gols sofridos


Foto Rogério Pallatta/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.