Palmeiras Campeão da Copa dos Campeões 2000

Para indicar o quarto representante na Libertadores a partir de 2001, a CBF instituiu no ano 2000 a Copa dos Campeões, competição composta pelos campeões das competições regionais. Estavam dentro dela os vencedores do Torneio Rio-São Paulo, da Copa Sul-Minas, da Copa do Nordeste, da Copa Centro-Oeste e da Copa Norte, além dos campeões paulista e carioca e os vices da Sul-Minas e do Nordeste.

O Palmeiras entrou pelo Rio-SP, mas passava por uma reformulação no time, depois de ter perdido a final da principal competição sul-americana. Vários jogadores deixaram a equipe, além do técnico Felipão. Seu auxiliar Flávio Murtosa assumiu como interino e, com vários novos contratados, o Verdão precisou se entrosar em tempo recorde.

O vice nordestino e os campeões do Norte e do Centro-Oeste jogaram uma fase preliminar para definir dois classificados. Goiás e Vitória eliminaram o São Raimundo-AM e seguiram para João Pessoa e Maceió, as sedes do campeonato. No mata-mata, o sorteio colocou o Palmeiras na frente do Cruzeiro, vice da Sul-Minas, pelas quartas de final. Na ida, o Alviverde abriu vantagem de 3 a 1, e na volta, confirmou a classificação ao empatar em 1 a 1.

Na semifinal, o adversário foi o Flamengo, campeão carioca. Sem ser considerado favorito, o Palmeiras perdeu a primeira partida por 2 a 1, mas devolveu o resultado na segunda com 1 a 0, gol de Taddei. Na disputa de pênaltis, o Verdão não errou nenhuma cobrança, e por 5 a 4 avançou para a final. O último confronto na Copa dos Campeões seria contra o Sport, campeão do Nordeste, que eliminou o São Paulo, campeão paulista.

A grande final foi jogada em partida única, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. O jovem time palmeirense estava confiante, partiu para cima dos pernambucanos e conseguiu dois gols nos pés de Asprilla e de Alberto, um oriundo do time do primeiro semestre e o outro recém chegado. O Sport ainda descontaria no fim, mas nada tirava mais a vitória do Palmeiras. O resultado de 2 a 1 deu um título inédito e único ao clube, além da preciosa vaga na Libertadores do ano seguinte.

A campanha do Palmeiras:
5 jogos | 3 vitórias | 1 empate | 1 derrota | 8 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Eduardo Knapp/Folha Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!