Tuna Luso Campeã do Brasileiro Série B 1985

O primeiro título a nível nacional conquistado pelo Pará ocorreu no ano de 1985, no Brasileiro da Série B, que naquele ano voltaria a ser chamada de Taça de Prata. A Tuna Luso estava embalada pelo pelo vice no estadual de 1984 e, crescendo jogo a jogo, venceu o maior título de sua história centenária e elevou a região Norte do Brasil a outro patamar futebolístico. O regulamento da competição foi super simples. Com 24 participantes, todas as fases foram feitas no formato mata-mata, com exceção da final, que foi disputada em um grupo triangular.

A Tuna começou a Série B contra o Moto Club. Empatou em 0 a 0 na ida em São Luís do Maranhão, e venceu por 3 a 0 na volta em Belém. Na segunda fase, o adversário foi o Rio Negro do Amazonas. O jogo de ida foi na capital paraense, e a Águia do Souza mandou a partida no Baenão, vencendo por 1 a 0. No Vivaldão, em Manaus, outra vitória por 2 a 1 e a classificação para a terceira fase.

O confronto agora era contra o Fortaleza, e a Tuna Luso segurou o empate sem gols no Presidente Vargas. Os gols ficaram guardados para a segunda partida em Belém, vencida pelo time cruz-maltino por sonoros 5 a 1. Dessa maneira, a Tuna Luso chegava na fase final. Outros dois time também sobreviveram. O Figueirense eliminou Novo Hamburgo, Marília e Operário-MS, enquanto o Goytacaz passou por América-SP, América-MG e Catuense.

O triangular começou de forma positiva para a Tuna, vencendo em casa o Figueirense por 1 a 0. Na segunda rodada, a equipes foi até Campos, e venceu o Goytacaz pelo mesmo placar. Na rodada de folga, o time fluminense fez 3 a 1 no catarinense. A situação estava tão favorável, que a derrota por 3 a 2 no Orlando Scarpelli apenas adiou em uma rodada a conquista do título.

Os paraenses estavam com quatro pontos, e os outros apenas dois. No penúltimo jogo (último dos paraenses), a vitória de 3 a 2 sobre o Goyatcaz deu à Tuna Luso o título de campeã da Taça de Prata, o acesso para a elite de 1986, e a festa total do torcedor tunante no Mangueirão. Houve ainda o empate de 1 a 1 entre Figueirense e o Goytacaz para cumprir tabela. No fim, a Tuna marcou seis pontos, contra três cada dos restantes.

A campanha da Tuna Luso:
10 jogos | 7 vitórias | 2 empates | 1 derrota | 18 gols marcados | 7 gols sofridos


Foto Arquivo/O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!