Inter de Limeira Campeã do Brasileiro Série B 1988

Depois da disputa da Série B de 1985, a competição passou por algumas reformulações. Em 1986, a CBF transformou a competição em Torneio Paralelo, com 36 times em quatro grupos, com o líder de cada subindo para a fase final do Brasileirão do mesmo ano, sem existir um campeão oficial. Todavia, Treze e Central de Caruaru se consideram campeões, mas Inter de Limeira e Criciúma não demonstram interesse em oficializar esse título.

Em 1987, a confusão entre Copa União/Clube dos 13 e Módulo Amarelo/CBF tornou a segunda divisão daquele ano uma competição obscura. Oficialmente, as duas competição eram de mesmo divisão, com a junção de campeões e vices em um quadrangular final. Isso nunca ocorreu, e o Sport é tido como campeão brasileiro.

Mas na época, o Módulo Amarelo era tratado como a Série B, com o título sendo dividido entre Sport e Guarani, naquele famoso empate em 11 a 11 nos pênaltis. E a Copa União era a Série A, com o Flamengo derrotando o Internacional e conquistando o tetra. Nisso, sobraram os Módulos Azul e Branco, dois grupos regionalizados com 24 clubes cada, e os três melhores de cada módulo jogando um triangular final.

O Americano do Rio venceu o Módulo Azul, e o Operário-MS venceu o Branco. A grosso modo, estas competições eram tratadas como uma terceira divisão, inclusive com os campeões ganhando vaga na Série B do ano seguinte, mas a confusão C13 x CBF com o passar dos anos transformou elas em um segundo nível de torneio nacional. De qualquer modo, não existe uma oficialização dos dois títulos.

--------------------------

Em 1988, as coisas foram voltando aos eixos, e a Série B retornou no formato recomendado pela FIFA. Foram 24 clubes lutando por duas vagas de acesso, enquanto os quatro piores da Série A seriam rebaixados para o ano seguinte. O nome original da competição foi Divisão Especial. A competição foi criada praticamente do zero, com 22 times convidados ou indicados pelas federações.

Na primeira fase, os participantes foram divididos em quatro grupos regionalizados, com vaga para os quatro primeiros colocados. A Inter de Limeira passava por um momento histórico, havia vencido o Paulista de 1986, liderado um dos grupos da Série B naquele mesmo ano, e possuía um dos melhores elencos do interior brasileiro.

A Veterana ficou no grupo 3, e passou com tranquilidade pelas dez rodadas. Liderou com 22 pontos (seis a mais que o vice Botafogo-SP), cinco vitórias, quatro empates e uma derrota. A Série B usava o mesmo sistema de pontuação da Série A, as vitórias valiam três pontos, e os jogos empatados eram decididos nos pênaltis, com dois pontos para o ganhador, e um para o perdedor. A Inter venceu três das quatro disputas.

Na segunda fase, os 16 classificados foram separados em quatro grupos, com dois classificados cada. O Leão jogou no grupo 2, contra Joinville, Avaí e Atlético-GO. Em seis jogos, nova liderança com 16 pontos, quatro vitórias, um empate (vencido nos pênaltis) e uma derrota.

Na terceira fase, os oito sobreviventes formaram mais dois grupos, novamente com duas vagas cada. A Inter de Limeira ficou no grupo 1, contra Náutico, Valeriodoce-MG e Operário-MS. Absoluta, a Veterana venceu quatro jogos e empatou dois (ganhando um nas penalidades), marcando 15 pontos.

A equipe limeirense chegou na quarta fase de uma competição que parecia interminável, tanto que ela invadiu o ano de 1989. Foram quatro equipes jogando em busca das duas vagas de acesso e da final.  Contra Náutico, Ponte Preta e Americano-RJ, a disputa foi ponto a ponto com os dois primeiros. No fim, a Inter subiu com 12 pontos (um a mais que os outros), duas vitórias, três empates (vencidos) e uma derrota.

A final foi contra o Náutico em partida única, no Major Sobrinho em Limeira. E premiando a melhor campanha, a Inter venceu por 2 a 1 e se sagrou campeã da Série B, único título nacional do clube até a atualidade.

A campanha da Inter de Limeira:
29 jogos | 16 vitórias | 10 empates | 3 derrotas | 46 gols marcados | 25 gols sofridos


Foto Arquivo/Inter de Limeira

Um comentário:

  1. Muito bom! Gosto muito de futebol e a Internacional de Limeira marcou uma história interessante!

    ResponderExcluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!