Bragantino Campeão Brasileiro Série B 1989

A Divisão Especial de 1989 sofreu uma mudança radical. As 24 equipes do ano anterior foram transformadas em 96, unificando a segunda e terceira divisões da temporada antecessora. Tirando os quatro rebaixados do Brasileiro de 1988, as outras 92 vagas foram definidas pelos estaduais. 

Semifinalista do Paulistão e comandado por um jovem técnico chamado Vanderlei Luxemburgo, o Bragantino entrava com boas credenciais na disputa da Série B, que contou com uma primeira fase de 16 grupos, cada um com seis times.

O Braga foi sorteado no grupo 10, contra outras equipes de SP, e também de RJ e MG. Após uma jornada de 10 rodadas, o time ficou na liderança do grupo, com 18 pontos e uma campanha excelente, de oito vitórias e dois empates. Se classificou com vantagem de oito pontos sobre o vice, o São José. De cada grupo saíram dois classificados. Assim, 32 clubes foram ao mata-mata.

Na fase de 16 avos de final, o Massa Bruta enfrentou o Catanduvense, o qual eliminou com vitória por 1 a 0 em Catanduva e empate em 1 a 1 em Bragança Paulista. Nas oitavas, o confronto foi contra o Juventus da Mooca. Na Rua Javari, vitória por 1 a 0, e no Marcelo Stéfani, classificação vencendo por 3 a 2.

Nas quartas de final, o Bragantino encarou o Criciúma. A única derrota alvinegra na competição foi no Heriberto Hülse, por 1 a 0. Em casa, o Braga reverteu vencendo por 3 a 0. A semifinal contou com o confronto mais equilibrado, contra o Remo. Foram dois empates sem gols, em Belém e em Bragança. Nos pênaltis, o Bragantino venceu por 4 a 1 e conquistou o acesso para a elite nacional de 1990.

Na final da Série B, o alvinegro reencontrou o São José. A primeira partida foi no Martins Pereira, em São José dos Campos, e o Bragantino venceu por 1 a 0. Dessa forma, foi só administrar a vantagem no Marcelo Stéfani, e o time alvinegro voltou a vencer, agora por 2 a 1.

O título da Série B de 1989 foi um dos degraus que a equipe escalou no fim da década de 80 e o início dos anos 90. O time já havia ganho o Paulista A-2 de 1988, e viria a ser campeão estadual em 1990, além de vice brasileiro em 1991 e semifinalista em 1992, em um período histórico para o Bragantino, uma curva ascendente que só virou em 1995.

A campanha do Bragantino:
19 jogos | 13 vitórias | 5 empates | 1 derrota | 28 gols marcados | 8 gols sofridos


Foto Arquivo/Gazeta Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!