Uberlândia Campeão Brasileiro Série B 1984

A Série B mudou de nome no ano de 1984. A Taça de Prata deu lugar para a Taça CBF, que seguiu com o critério de qualificação via estaduais. O regulamento foi modificado. Não haveria mais rebaixamento na mesma temporada, e o campeão seria o único a subir para a fase final da Copa Brasil.

Além disso, campeão e vice garantiam vaga para a elite de 1985. Não foram formados grupos, e a competição foi toda disputada em mata-mata, com 32 participantes. O Uberlândia vinha de de um quarto lugar (e o título do interior) mineiro, e superou um a um os adversário rumo à maior conquista de sua história.

Na primeira fase, o Alviverde enfrentou o Nacional de Itumbiara, de Goiás. Venceu por 3 a 0 no Parque do Sabiá e perdeu por 2 a 1 no JK, assim avançando para as oitavas de final. Nesta fase, encarou o Guarani. O empate sem gols em casa colocou uma pulga atrás da orelha dos torcedores, mas no Brinco de Ouro, o Uberlândia venceu por 1 a 0 e se classificou novamente.

Nas quartas de final, o Furacão da Mogiana voltou para Itumbiara, agora para enfrentar o clube homônimo. A vitória por 2 a 1 no interior goiano, deu ao time mineiro a segurança de empatar novamente em casa, agora por 1 a 1, e passar para a semifinal. O adversário seguinte foi o Botafogo da Paraíba, no confronto mais tranquilo da trajetória do Uberlândia. Vitória por 4 a 0 em João Pessoa e por 2 a 0 no Parque do Sabiá.

Com o acesso na mão, o Verdão fez a final contra o Remo. A primeira partida foi em Uberlândia, e a equipe sofreu para vencer por 1 a 0, gol de Vivinho aos 46 minutos do segundo tempo. Com a vantagem mínima, o Uberlândia se segurou ao máximo em Belém, empatou em 0 a 0 e fez a festa no estádio do Mangueirão, conquistando o título. É o segundo e último do interior de Minas Gerais na Série B.

A campanha do Uberlândia:
10 jogos | 6 vitórias | 3 empates | 1 derrota | 15 gols marcados | 4 gols sofridos


Foto Armênio Abascal/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!