A Série C de 2008 foi a última antes da grande reformulação que a CBF provocou na competição. No terceiro ano seguido em que o mesmo regulamento imperou, 63 times em 16 grupos brigaram por quatro vagas de acesso e outras 16 de permanência para o torneio do ano seguinte, que seria enxugado para abrir caminho à criação da quarta divisão.
Novamente, tivemos uma enxurrada de clubes grandes recomeçando. Guarani e Paysandu repetiram a dose, com o primeiro garantindo o acesso e o segundo a vaga fixa, bem como o América-MG. Já Santa Cruz, Remo e Paulista passaram longe do sucesso. Em meio a esse frenesi, o Atlético-GO dava continuidade ao recrescimento, chegando ao bicampeonato.
Na primeira fase, o Dragão jogou no grupo 9 contra Mixto, Operário-MS e Águia Negra. Com quatro vitórias e dois empates, o time goiano fez 14 pontos e ficou na liderança. Na segunda fase, o Atlético ficou no grupo 5, novamente com o Mixto, além de Itumbiara e Dom Pedro II-DF. A máquina de fazer gols continuou funcionando, com vitórias por 4 a 1 fora e por 7 a 1 em casa sobre o Itumbiara, e também com um 6 a 4 sobre o Dom Pedro no Antônio Accioly. Com 15 pontos, cinco vitórias e só uma derrota, o time rubro-negro tornou a ser líder da sua chave.
Na terceira fase, no grupo 3, o Dragão enfrentou o Mixto pela quinta e sexta vezes, e também o Duque de Caxias e o Guaratinguetá. Desta vez a briga foi mais dura, pois o time ficou empatado em pontos com cariocas e paulistas. As vitórias em casa por 4 a 1 sobre o Mixto e por 3 a 0 sobre o Duque ajudaram no saldo de gols, que deu a primeira posição os goianos.
Chegado o octogonal final, contra Rio Branco-AC, Confiança, Brasil de Pelotas, Águia de Marabá, Duque de Caxias, Campinense e Guarani em busca do acesso e do título. Cada vez mais embalado, o Atlético continuou aplicando suas goleadas: em casa, por 4 a 0 sobre o Águia na segunda rodada, por 5 a 1 sobre o Duque na quarta rodada, por 6 a 0 sobre o Confiança na quinta rodada, e por 5 a 0 sobre o Rio Branco na nona rodada, e fora, por 3 a 0 sobre o Guarani na sétima rodada.
O acesso ocorreu na 11ª rodada, após o empate por 2 a 2 com o Duque de Caxias no Rio de Janeiro. No jogo seguinte, a vitória por 2 a 0 sobre o Brasil de Pelotas no Serra Dourada confirmou o título para o Dragão. Com 29 pontos, nove vitórias, dois empates e três derrotas, o Atlético-GO foi o primeiro a ser bicampeão da Série C.
A campanha do Atlético-GO:
32 jogos | 21 vitórias | 5 empates | 6 derrotas | 84 gols marcados | 30 gols sofridos
Foto Carlos Costa/Placar
A campanha do Atlético-GO:
32 jogos | 21 vitórias | 5 empates | 6 derrotas | 84 gols marcados | 30 gols sofridos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.