Bragantino Campeão Brasileiro Série C 2007

Em 2007, houve um fato raro na disputa da Série C: o regulamento da temporada anterior foi repetido. As 64 equipes seguiram divididas em 16 grupos, com 32 classificados avançando em mais oito chaves, e depois, 16 sobreviventes avançando para outras quatro. No fim, oito times no octogonal final.

A competição contou novamente com presenças expressivas, como Paysandu, Guarani e Bahia. Enquanto o paraense foi o antepenúltimo colocado da primeira fase e o paulista caiu na segunda fase, o baiano teve melhor sorte e desta vez obteve o acesso. Mas o campeão foi outro time de expressão, famoso da década de 90 que buscava a retomada, o Bragantino.

Na primeira fase, o Braga foi sorteado para o grupo 13. A estreia foi com derrota de 1 a 0 para o CENE no MS, mas depois foram quatro vitórias - 4 a 1 no Sertãozinho, 2 a 0 no Águia Negra e 2 a 0 no CENE em Bragança Paulista, e 2 a 1 no Sertãozinho fora - e um empate. Líder com 13 pontos, o time avançou para a segunda fase, para a chave 7.

Nesta fase, o time paulista fez uma campanha apenas regular, vencendo três jogos - 1 a 0 no Democrata de Valadares e 2 a 1 no Esportivo-RS em casa, e 2 a 1 no Roma Apucarana fora - e perdendo os outros três. Com nove pontos, se classificou em segundo lugar pelo número de vitórias, uma a mais que o adversário paranaense.

Na terceira fase, o Bragantino ficou no grupo 4. Sofrendo mais que na outra fase, a equipe fez apenas sete pontos. Venceu o America-RJ por 3 a 2 e a Ulbra por 2 a 0 no Marcelo Stéfani, empatou com o CRAC por 0 a 0 em Goiás e perdeu os demais jogos - 2 a 1 para o CRAC em casa, 1 a 0 para a Ulbra no RS e 2 a 1 para o America no RJ. O saldo de gols salvou o time, classificado na vice-liderança.

A fase voltou a melhorar no octogonal final, onde o Bragantino encarou novamente o CRAC, além de Nacional de Patos-PB, Barras-PI, Atlético-GO, ABC, Bahia e Vila Nova. A disputa foi acirrada, mas o time paulista assumiu sua posição na zona de classificação desde o começo, liderando a maioria das rodadas. O acesso foi confirmado na 13ª rodada, com vitória por 3 a 1 sobre o Barras em Bragança.

O título veio na rodada final, quando a derrota por 2 a 1 para o ABC em Natal combinou com a derrota do Bahia para o CRAC. Com 26 pontos, sete vitórias, cinco empates e duas derrotas, o Bragantino conquistava mais um título nacional. Desde então, o clube não deixou mais o cenário nacional, alternando entre a Série B e a Série C.

A campanha do Bragantino:
32 jogos | 16 vitórias | 7 empates | 9 derrotas | 46 gols marcados | 32 gols sofridos


Foto Silvio Loureiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!