ABC Campeão Brasileiro Série C 2010

A Série C chega a 2010, mais uma vez com seus 20 participantes divididos em quatro grupos. O equilíbrio deste formato era evidente. Vários times chegavam na rodada final da primeira fase tanto com chances de classificação quanto de rebaixamento. Poucos destoaram dessa lógica, como o time que viria a ser campeão. O ABC fez uma de suas melhores temporadas naquele ano, com dois títulos conquistados.

Na fase inicial, o time alvinegro ficou na chave 2, junto com o rival Alecrim, além de Campinense, CRB e Salgueiro. A abertura foi no Frasqueirão, com vitória por 3 a 1 sobre o CRB. Na sequência, empate em casa por 1 a 1 com o Alecrim, e vitória fora por 3 a 0 sobre o Salgueiro. A primeira derrota foi no fechamento do turno, por 1 a 0 para o Campinense em Campina Grande.

No returno, fez 3 a 1 no Salgueiro em casa, empatou novamente por 1 a 1 com o Alecrim, além de um resultado sem gols com o Campinense, também em Natal. O encerramento foi com derrota por 1 a 0 para o CRB em Maceió, mas o Elefante já estava classificado. O ABC terminou a fase na liderança com 12 pontos, só dois a mais que o Alecrim, que começou a última rodada na vice-liderança e acabou na lanterna, rebaixado.

Nas quartas de final, o adversário pelo acesso foi o Águia de Marabá. Na ida no Pará, o alvinegro encaminhou a situação ao vencer por 1 a 0. Na volta, confirmou a vaga com vitória por 3 a 1 no Frasqueirão. Na semifinal, o ABC reencontrou o Salgueiro, o qual eliminou com empate por 1 a 1 em Pernambuco e vitória por 2 a 0 em Natal.

A final foi realizada contra o Ituiutaba, que atualmente não existe mais e se tornou o Boa Esporte. O primeiro jogo foi em Minas Gerais, no Parque do Sabiá, de Uberlândia. Diante de um público de 879 pagantes, o alvinegro venceu por 1 a 0, gol do artilheiro Cascata. Com a vantagem mínima, o ABC fez o segundo jogo no seu Frasqueirão lotado. E de todas as formas possíveis, o time potiguar conseguiu segurar o time mineiro, mantendo o 0 a 0 no placar.

Ao final da partida, muita festa pelo título da Série C, o primeiro nacional vencido um clube do Rio Grande do Norte. A conquista reconduziu o ABC à Série B, da qual participou por cinco temporadas, entre 2011 e 2015. E desde então, a equipe tem se alternado entre a segunda e a terceira divisão.

A campanha do ABC:
14 jogos | 7 vitórias | 5 empates | 2 derrotas | 19 gols marcados | 8 gols sofridos


Foto Moacir Nascimento/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!