Atlético-MG Campeão da Copa Conmebol 1992

Empolgada com o sucesso da Supercopa Libertadores (criada em 1988) e pensando em integrar ainda mais o futebol da América do Sul, a Conmebol resolveu montar um terceiro campeonato em 1992. Desta vez, contemplando os clubes que chegaram próximo, mas que não conseguiram uma vaga na Libertadores pelos torneios nacionais.

Nos moldes da Copa da UEFA, estava criada a Copa Conmebol. Disputada por 16 equipes em mata-mata, o Brasil ficou com quatro postos, inicialmente dedicados aos vice, terceiro e quarto colocados do Brasileiro, além do vice da Copa do Brasil. Os primeiros representantes brasileiros foram: Bragantino, Atlético-MG, Fluminense e Grêmio. E a honra de dar início à tradição tupiniquim na competição coube ao time mineiro.

O primeiro adversário do Galo - nas oitavas de final - foi caseiro, o Fluminense. A partida de ida foi como visitante, porém dentro de Minas Gerais, em Juiz de Fora. Lá, perdeu de virada por 2 a 1. A situação ficou para ser resolvida no Mineirão, e com um acachapante 5 a 1 o Atlético passou de fase. Nas quartas, o alvinegro viajou até a Colômbia para enfrentar o Junior Barranquilla. Voltou de lá com empate por 2 a 2 na bagagem. Assim, mais uma vez foi preciso mostrar a força em Belo Horizonte, e em casa o Galo assinalou 3 a 0 e se classificou mais uma vez.

Na semifinal, o adversário foi o El Nacional. Na ida em Quito, o Atlético não segurou a pressão e foi derrotado por 1 a 0. Na volta no Mineirão, a pressão brasileira foi tão grande quanto, e o Galo reverteu o resultado fazendo 2 a 0. O principal destaque da campanha até aqui foi o atacante Ailton, artilheiro com seis gols.

A primeira final internacional do Atlético-MG foi disputada contra o Olimpia, que chegou lá após eliminar Oriente Petrolero, Deportivo Español e Gimnasia La Plata. O primeiro jogo foi no Mineirão, com mais de 60 mil atleticanos empurrando o time. Buscando abrir uma vantagem folgada o Galo fez 2 a 0, gols de Negrini, e deixou a situação bem encaminhada.

O segundo jogo foi em Assunção, no acanhado estádio do Olimpia, o Manuel Ferreira. Lá, o Galo soube sofrer e segurou o empate por 89 minutos, quando o adversário fez um gol inútil. Mesmo com a derrota por 1 a 0, o Atlético comemorou sua primeira Conmebol, que já de cara estava identificada como a marca do clube e com o carinho da torcida.

A campanha do Atlético-MG:
8 jogos | 4 vitórias | 1 empates | 3 derrotas | 15 gols marcados | 7 gols sofridos


Foto Arquivo/ABC Color/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!